Attention!

Agile - TDCOnline SP 2017 [PREMIUM]

    • Beginning: 07/21/2017 09:00 p.m.
    • Ending: 07/21/2017 09:00 p.m.
    • (GMT-03:00) Sao Paulo
    • Duration forecast: 7h00
    • Talks: 11
    • Subscribers: 49

Free
Description

Agilidade deixou de ser uma opção, e seus princípios, valores e práticas já passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Entregas curtas, feedbacks do cliente, colaboração e foco nas entregas, qualidade desde sempre, todos são pontos necessários. Todas equipes querem trabalhar de forma unida criando uma cultura de aprendizado e de melhoria contínua usando técnicas que possam trabalhar mais colaboração e efetividade no trabalho realizado do dia a dia. A inovação e otimização de processos passou a ser uma necessidade e neste sentido as equipes passam a se interessar mais por assuntos como pensamento enxuto, gestão visual, entrega de valor, sem descuidar e dar a atenção necessária as técnicas de engenharia de software que garantam a qualidade do produto sendo construído. Venha participar desta jornada que vai abordar tópicos e palestras que focam desde o Lean, até o eXtreme Programming, sem deixar de lado o Scrum e outras vertentes. :)

  Conteúdo
10:10 às 11:00 Ágil em Escala é Possível
Rodolfo Linhares
 

Como assim uma startup centenária, com 400 mil funcionários espalhados em mais de 100 países, e com uma cultura de inovação que virou marca na história da humanidade? Pois é, existe sim. Ficou curioso? Então aproveita que o Rodolfo Linhares, CIO da IBM na América Latina, vai contar como a Big Blue vem se tornando cada vez mais essencial para clientes e parceiros através da transformação Ágil.

11:10 às 12:00 O que não te contaram sobre entregar projetos ágeis
Victor Hugo Germano
 

Nem só de sucesso vive uma empresa Ágil. Através de projetos mal sucedidos, experiências falhas e muita tentativa, aprendemos muito sobre como conduzir projetos ágeis no mundo Real. Como uma empresa de outsourcing, que é contratada para realizar projetos e entregar valor onde outros falharam, gostaríamos de compartilhar as práticas que hoje nos permitem sermos mais produtivos, eficazes e eficientes. Acreditamos que muitas dessas experiências podem ser úteis para inúmeros times que neste momento enfrentam desafios maiores que o escopo de seus projetos. Pragmatismo, valores e princípios podem ajudá-lo a ampliar sua possibilidades na entrega de software.

 
Guia do Mochileiro Ágil em Escala
Gercel de Araujo e Silva
 

Qual a Resposta para o Ágil em Escala, o Universo e Tudo Mais?

O desenvolvimento ágil em grande escala tem sido muito discutido nos últimos anos. E o assunto é polêmico! Há quem diga os métodos ágeis não funcionam em grande escala. Outros, que não faz sentido escalar e sim ?espalhar? Agile. Outros ainda falam que apenas os princípios do Manifesto Ágil são suficientes para você encontrar seu próprio caminho no tema. E tem os que trabalham com métodos para ajudar a escalar. Se você quer entrar no debate, estudar não faz mal!

Nessa palestra vou compartilhar o que estou aprendendo sobre SAFe, LeSS, DAD, Nexus Framework e Scrum @ Scale para você poder julgar por si mesmo.

13:10 às 14:00 RH Ágil - Práticas ágeis no Recrutamento e Seleção
André Suman Pereira / Tatiana de Araujo Colombo
 

O trabalho de recrutamento pode ser realizado de forma bastante individualista pelas analistas de RH. É comum ouvirmos termos como "minhas vagas" e "meus candidatos". Nesta palestra, vamos mostrar como práticas ágeis mudaram o "mindset" e melhoraram a visibilidade, transparência, cooperação além de evidenciar as falhas de um processo de contratação.

 
Um código de conduta para o desenvolvedor
Wagner Mendes Voltz
 

Um profissional no desenvolvimento de software esta exposto a situações de tamanho poder que muitas das vezes este não sabe direito como se comportar ou se preparar para os desafios que virão em sua carreira.

Baseado em literaturas como CLEAN CODE, CLEAN CODER, O programador Pragmático e Refactoring, elaborou-se um código de conduta para o desenvolvedor na empresa DB1 Global Software. Isto partiu de um comitê técnico que conduziu este assunto e foi difundido em toda companhia através de um livro impresso que todo funcionário ganha ao ser contratado.

Mais do que ser um livro escrito o objetivo é mudança de ambiente e profissionalização dos desenvolvedores.

14:10 às 15:00 Pares de Policiais para segurança. Pares de Programadores para qualidade.
Kattan Herez
 

Programem em Pares :) Não se tornem cavaleiros solitários :) A propriedade coletiva do código contribui com a qualidade do produto de software. Há alguns estudos sérios sobre pareamento e, serão comentados durante a apresentação, bem como possíveis variações, combinações e situações nas quais é vantajoso usar a técnica/prática/abordagem/filosofiaDeVida. That's all folks!

 
Radar de Práticas: Como avaliar métodos ágeis em uma organização!
Anderson Diniz Hummel
 

Onde estamos? Para onde vamos? Essas são perguntas muito importantes para direcionar as melhorias organizacionais dentro do ágil.

15:40 às 16:30 Work in Progress: o atual estado de uma transformação ágil
Émerson Hernandez
 

Em meados 2014 uma movimentação corporativa relacionada a métodos ágeis começou no Sicredi. Passados esses anos, onde estamos e onde queremos chegar? Nessa palestra queremos compartilhas os desafios enfrentados e os aprendizados de sucesso e fracasso que encontramos nessa jornada.

16:40 às 17:30 Agile Assessment - um jeito leve de medir a evolução ágil
Juliano Ribeiro
 

Aquilo que não se mede não pode ser melhorado. Praticamente todos os métodos ágeis concordam que é preciso parar em algum momento e refletir sobre como podemos melhorar. O Agile Assessment pode ser a ferramenta que pode te ajudar a ir para o próximo nível.

 
Tabela Periódica das Retrospectivas
Cristiano Silveira Basso
 

É incrível que mesmo em 2017 ainda temos times que, em suas retrospectivas, seguem fazendo somente as 3 perguntas básicas: O que está bom, o que podemos melhorar e qual experimentos devemos fazer na próxima iteração. Saia do básico e venha conhecer uma maneira visual, rápida e prática de montar retrospectivas diferentes para seu time!

17:40 às 18:30 Gestão Visual - Post-It na parede é coisa muito séria!
Renato Willi
 

Muito além de ser visualmente interessante, simples e engajador, o uso de paredes, janelas e monitores para disposição de informações úteis e relevantes aos times de desenvolvimento (vendas, gestão de empresas etc), tem sido estudado mais profundamente e encarado cada vez mais como uma ferramenta essencial para comunicação, promoção de foco, promoção de criatividade, colaboração, auto-gestão dentre outros benefícios. Apresentarei aqui alguns estudos, relevantes cases de uso de radiadores de informação em minha carreira como consultor e teorias por trás de sua efetividade.

Organized by
  • The Developer's Conference

    O TDC é um evento incrível que reúne diversas comunidades de desenvolvedores, analistas, testers, gamers, makers e muito mais!

Please wait