Attention!

Análise de Negócios - TDCOnline SP 2017 [PREMIUM]

    • Beginning: 07/19/2017 09:00 p.m.
    • Ending: 07/19/2017 09:00 p.m.
    • (GMT-03:00) Sao Paulo
    • Duration forecast: 7h00
    • Talks: 13
    • Subscribers: 39

Free

Recorded

Description
Seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios cada vez mais contribui para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software, assim como a obtenção de melhores resultados focados em agregar valor com o mínimo de investimento. É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas e casos de sucesso e fracasso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações, pensando de fato no cenário econômico em que o país se encontra.
  Conteúdo
10:10 às 11:00 Análise de negócios - Para onde estamos indo?
Marcelo Menezes Neves
 

A análise de negócios está tomando novos rumos. A disciplina está deixando de ser orientada a tarefa e começa a ser cobrada pelo valor ou impacto no negócio. Tudo isso em função de um cenário onde a mudança não ocorre mais em ciclos, e sim de forma contínua. Para o analista de negócios a eficácia é preponderante em seu trabalho, e não apenas a eficiência.

Confira nessa palestra os novos desafios que se apresentam para a análise de negócios e qual o impacto disso para o profissional e a organização.

 
Business Design Thinking. Inovação em Análise de Negócio
Rildo Santos
 

O ambiente de negócio tornou se mais complexo, mais tecnológico e exigente, neste cenário a inovação ganhou relevância e é considerada como a força motriz para criar novo valor ou nova vantagem competitiva. Contudo, Análise de Negócio não é apropriada quando o tema é inovação. O BABOK é que a referência de análise de negócio não tem informações suficientes. Para inovar em Análise de Negócio precisamos hackear e adicionar métodos de design, este eBook apresenta Business Design Thinking como uma proposta para inovar em análise de negócio. Business Design Thinking é uma abordagem baseada no Design Thinking, Lean Startup e nas Práticas Ágeis que facilita a inovação em análise de negócio.

11:10 às 12:00 De Customer Success para Product Manager: como migrei minha carreira!
Jacqueline Yumi Asano
 

Durante um ano atuei na área de Customer Success (Sucesso do Cliente) na Resultados Digitais, atendi e fiz implementação do nosso produto (RD Station) para mais de 100 clientes e hoje trabalho como Gerente de Produto, direcionando o caminho do RD Station para mais de 8mil usuários.

Nessa talk compartilharei os desafios que enfrentei nessa transição e darei dicas para você dar os primeiros passos na sua carreira como Gerente de Produ

 
Priorização: O nome do jogo.
Andre Bueno.
 

Como priorizar grandes projetos em seu portfólio envolvendo vários intervenientes ao mesmo tempo? E sem que vire um grande circo? Vamos ver um estudo de caso de uma empresa do mercado financeiro, onde ouvir mais 100.000 clientes e stakeholders virou um divertido jogo, e sem martírios.

13:10 às 14:00 Como um processo criativo nos ajudou a melhorar o nosso produto?
Leco Vilela / Daniel Salengue
 
Utilizando uma metodologia conhecida como Dragon Dreaming, geralmente associada a processos de gestão criativa, conseguimos conectar os feedbacks de nossos clientes diretamente aos times de produtos, alinhando assim nossos esforços de desenvolvimento e entregando valor para o cliente com maior precisão e agilidade.
 
Dados para Revolucionar Negócios Além do Digital
Huxley Dias
 
Nesse talk trazemos a abordagem do que aprendemos trabalhando com modelos de negócios de diferentes segmentos e como propomos soluções mensuráveis para ajudar empresas melhorar a experiência do usuário, ter visão quantitativa de seu business, maximizar lucro e minimizar custos através da geração, coleta e análise de dados.
14:10 às 15:00 Priorização de recursos baseados em testes de usabilidade
Patricia Prado / Bruna Ferencz
 

Existe muito valor nas regras de negócios dos sistemas legados, mas ao longo do tempo, sua consistência é impactada por novas abordagens, conceitos e até mesmo novas plataformas. Conhecemos ferramentas de priorização que ajudam a minimizar o desgaste de um software, mas como definir qual aplicar? Como traçar uma estratégia que seja viável? Testes e observações rápidas ajudam a direcionar o esforço de desenvolvimento para os recursos que agregam mais valor ao produto. Descubra como aplicar isso na prática, sem muita firula ;)

 
O curioso caso de Benjamin "Legacy" Button
Jhosef Marks de Carvalho
 

O mercado ganha todos os dias novas Startups, novas tecnologias e novos produtos, o que é novo torna-se velho muito mais rápido. Mas nem só de Startups vive o mundo, antes deles já existiam empresas com produtos estabelecidos e com foco no mercado corporativo também, essas empresas tem seu legado e muitas vivem desse legado. Hoje vivemos um novo momento no mercado tecnológico, mas como grandes empresas que tem produtos já consolidados no mercado podem competir com o novo mercado onde tudo fica velho muito rápido? Como se reinventar e se manter competitivo sem prejudicar sua equipe e sem passar a conta para os cliente?

15:40 às 16:30 Documentação de requisitos utilizando BDD como testes de aceitação
Vinicius Carvalho de Souza
 

Em um projeto composto por 18 colaboradores, a implantação de BDD na documentação de requisitos, possibilitou a diminuição de erros no projeto e facilitou a comunicação com desenvolvedores e analistas de teste que passaram também a utilizar o BDD. Pois todos passaram a falar a mesma linguá. Além da redução do tempo de desenvolvimento, uma vez que os desenvolvedores passaram fazer reutilização do BDD gerado pelos analistas de negócio. Por consequência, está ajudando a análise de negócio entregar requisitos com cada vez mais valor percebido pelo cliente. Nesta palestra irei demonstrar a utilização do BDD em um requisito até como ele é utilizado pela homologação e pelos desenvolvedores.

 
Como um time focado pode mudar a "estória"
David Silva
 

Gostaria de compartilhar minha primeira experiência como (P.O) em um time Scrum dentro de uma grande desenvolvedora de software. O time precisa entender o que estamos fazendo e onde vamos chegar, para isso fiz um mapa visual do processo inteiro / Se o time entende qual é o problema que estamos resolvendo, a coisa tende a andar mais tranquila e na mesma direção / Todos os elogios que recebo são automaticamente compartilhados com o time aumentando confiança e motivação / Nossa design sprint tem sido um sucesso com participação de todos promovendo excelentes protótipos / Conquistamos nosso primeiro cliente no meio da Release. / Nossa forma de trabalhar influenciou outras células.

16:40 às 17:30 Análise de Negócios, uma questão de psicologia
Luciane Baldo / Alexandre Scola
 

Utilizando uma abordagem informal e nada técnica, relataremos fatos vivenciados durante alguns anos e milhares de horas de análise de negócios, pois sabemos que análise é muito mais do que técnica, é quase uma relação de psicanálise entre cliente e analista. Nesta palestra abordaremos os temas: Missão de todos analista: vá e faça esse projeto dar certo! Negociação: escopo ou não escopo, eis a questão! Critérios de satisfação: eu quero ou preciso!

 
Case de sucesso: impactando a experiência de clientes internos e externos
Filipe Mateus do Nascimento / Glauco Cardoso de Oliveira
 

Nesta palestra iremos apresentar um case de sucesso realizado no segundo trimestre de 2017 na Resultados Digitais. Investindo na experiência do usuário simplificamos o uso de uma funcionalidade importante para o sucesso dos clientes. Com isto alcançamos resultados significativos na adoção da funcionalidade, na redução de chamados no suporte e na redução da complexidade do trabalho dos colaboradores internos.

Vamos falar sobre a nossa jornada que envolveu o entendimento do problema, a identificação e priorização de apostas de solução, o desenvolvimento ágil e a entrega de soluções enxutas para grupos controlados de usuários.

17:40 às 18:30 Modelagem das motivações e estratégias do negócio
Antonio Plais
 

O BABOK estabelece a análise das partes interessadas e suas motivações como um dos fatores principais para o sucesso das iniciativas de mudança organizacional. O Business Motivation Model (BMM) do OMG fornece um esquema ou estrutura para desenvolver, comunicar e gerenciar planos de negócio de uma maneira organizada. A linguagem de modelagem ArchiMate fornece elementos para a modelagem detalhada das motivações do negócio.

Nesta palestra discutiremos como o ArchiMate pode ser usado para modelar os conceitos de motivação do BMM, e ajudar os Analistas de Negócio a tratar com maior eficácia os conceitos de Contexto, Parte Interessada, Necessidade, Mudança e Valor do BACCM.

 
O papel do Analista de Negócios na Transformação Digital
Priscila Ribeiro Chagas
 

Com empresas como Nubank, Youse e Uber revolucionando o mercado, a palavra de ordem passou a ser Transformação Digital. Mas, para promover a transformação digital é preciso rever conceitos e mudar a forma de trabalho. O Analista de Negócios, mais do que nunca, é peça-chave desse processo.

Organized by
  • The Developer's Conference

    O TDC é um evento incrível que reúne diversas comunidades de desenvolvedores, analistas, testers, gamers, makers e muito mais!

Please wait