Attention!

    • Webinars: 14
    • 0 subscribed

Recorded

Description

Quatorze aulas semanais de 2h de duração - (28 horas) - 1º semestre de 2015 - Quintas-feiras das 10h30 às 12h30.

O objetivo do presente curso é funcionar como uma introdução à Daseinsanálise. Para tanto, procuraremos reconstruir a princípio os traços estruturais de uma psicologia com bases fenomenológico-existenciais, partindo antes de mais nada de uma explicitação do caráter revolucionário do projeto hermenêutico de Dilthey e fenomenológico de Husserl. Em seguida, acompanharemos as repercussões do projeto fenomenológico husserliano sobre a obra capital do pensamento de Heidegger: Ser e tempo. Como teremos a oportunidade de constatar, Heidegger radicaliza o conceito husserliano de intencionalidade em meio a uma nova compreensão do ser do homem, que possui repercussões diretas sobre o pensamento psicológico em geral. Ser-aí, por sua vez, é justamente o termo que resulta dessa nova compreensão. Nesse momento, a tensão entre o discurso cotidiano com suas tendências identitárias e o projeto de destruição da hermenêutica fática virão à tona. A descrição do diálogo entre Heidegger e Husserl nos colocará, portanto, em contato com alguns elementos centrais de Ser e tempo e com sua importância para uma psicologia com bases ontológico-existenciais, assim como abrirá um caminho para o entendimento da viragem do pensamento heideggeriano na segunda fase de sua obra. Nesse momento, que constitui o cerne propriamente dito do curso, teremos a oportunidade de acompanhar em que medida a noção de época histórica possui uma relação direta com a ideia de transtornos epocais, tão importante para os desdobramentos da Daseinsanálise. Aqui, então, os Seminários de Zollikon, em sua junção tão peculiar entre Ser e tempo e depois, serão o nosso texto base. O que pretendemos é antes de tudo realizar uma leitura interpretativa dos elementos centrais do diálogo entre Heidegger e a psicologia presentes nos Seminários.

Prof. Marco Antonio Casanova
Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009) e A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.
Currículo Lattes 

Organized by
  • Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica

    O Instituto Dasein tem como objetivo central promover o desenvolvimento e a difusão da Psicologia Hermenêutico-Fenomenológica.

    www.institutodasein.org

Please wait