Webinars e Webconferências: Definições e Diferenças

Alguma vez você já ouviu ou usou a frase “Confundindo Pato com Ganso” ou “Alho com Bugalhos”? Então, essa frase popular descreve muito bem quando estamos falando de duas coisas muito parecidas, mas que acaba confundindo a pessoa que não conhece suas diferenças. Essa frase se encaixa perfeitamente no contexto entre webinars e webconferências que, apesar do prefixo ser o mesmo, não são iguais.

É essencial conhecer suas peculiaridades para que você alinhe suas expectativas quanto ao resultado esperado. Portanto, o objetivo nesse artigo é mostrar as principais diferenças entre webinars e webconferências para que você não se confunda mais!

Primeiro vamos entender suas definições.

Continue lendo

Melhores práticas para seu webinar – Parte 3/3

Toda grande empresa como Apple, Google, Coca-cola, Adidas, Nike, entre outras, são mais do que meras marcas, são experiências ao consumidor! Essa experiência está presente em todos os detalhes, da idealização de seus logos e campanhas, qualidade e uso dos seus produtos e serviços, enfim, absolutamente tudo é considerado.

Mas o que essas grandes marcas têm a ver com melhores práticas para transmitir seu webinar?

É simples, você como um produtor/organizador de um webinar torna-se o responsável por gerar a experiência da sua marca, ou seja, todos os detalhes serão fundamentais para transformar uma mera transmissão, em uma verdadeira experiência, seja ela uma aula online, um treinamento de vendas, o lançamento de um novo produto, enfim, qualquer que seja o seu objetivo final.

Como são vários os detalhes que você deve se atentar, separamos nossa conversa em três etapas. Não fique chateado se perdeu as partes anteriores, deixamos aqui os links para que você possa ler quando quiser 🙂

Parte 1 – ambiente, câmera, vestimenta, enquadramento entrou outros detalhes.

Parte 2 – O que fazer antes de iniciar e ao final da sua transmissão? 1 ou 2 monitores? E muito mais. 

Se você acompanhou todo esse nosso bate papo, com certeza você já deve ter organizado boa parte da sua transmissão. Agora, vamos aos detalhes um pouco mais técnicos? Afinal, estes são cruciais e podem sim te prejudicar na hora “H” se você não estiver atento.

1 – Conexão de Internet

2 – O Browser

3 – Uso de plugins auxiliares

4 – Entendendo o Delay

Continue lendo

Melhores Práticas para seu webinar – Parte 2/3

Continuando nossa jornada em busca das melhores práticas para se produzir webinar de impacto e sucesso, nesta etapa, vamos tratar sobre os pontos mais importantes nos minutos que antecedem sua transmissão.

Você perdeu a primeira parte? Não se preocupe, você pode conferir as Melhores práticas para seu webinar – parte 1/3  sempre que precisar! Nesta primeira conversa, falamos sobre vários assuntos que normalmente geram muita dúvida para quem está começando a produzir suas primeiras transmissões – ambiente, iluminação, equipamentos, vestimenta, entre outros.

Os minutos que antecedem qualquer transmissão sempre são momentos de muita tensão, e é exatamente por isso que dar atenção aos detalhes faz toda a diferença para quem quer entregar uma boa experiência para sua audiência.

Hoje vamos falar sobre os quatro tópicos abaixo:

1 – O que fazer antes de iniciar a transmissão

2 – Usar 1 ou 2 Monitores

3 – Interação – Respondendo Perguntas – qual o melhor momento?

4 – O que fazer depois de finalizar a transmissão

Continue lendo

Como webinars geram leads para sua empresa?

O que são os leads?

A expressão leads é muito utilizada para referir-se as pessoas interessadas em informações de uma empresa. O lead é a base do trabalho da equipe comercial e, quando qualificado, ou seja pessoas que já testaram seu produto, cadastraram-se no famoso “fazer um trial”, tornam-se oportunidades de venda.

Boa parte do tempo utilizado pela equipe comercial é na primeira etapa do ciclo de vendas – a prospecção de clientes. Entre a primeira e a última etapa desse ciclo,  muitos contatos se perdem, o que ocasiona um investimento de tempo comercial sem retorno financeiro. Por isso, para reduzir esse desperdício de dedicação comercial, departamentos como o Marketing atuam para gerar leads massificados e qualificados, dando condições para a equipe comercial dedicar-se à conversão.

Como gerar leads para sua empresa?

A transmissão on-line de vídeos auxilia a geração de leads qualificados, engajados e de forma massificada. Considere, por exemplo, uma corretora de valores interessada em captar clientes para investir em ações. Realizando transmissões on-line essa empresa pode identificar potenciais clientes compartilhando conteúdo relevante. Para este caso hipotético utilizaremos as seguintes ações:

  •  Webinars: Para falar sobre a empresa, o que ela faz, mercado, tipos de investimentos, cuidados necessários e o porquê investir – atraindo e convertendo potenciais interessados.
  • Treinamentos e demonstrações: Para mostrar o funcionamento de produtos e serviços, como utilizá-los e assim aproximar-se de leads engajados, com maiores conhecimentos dos detalhes técnicos;
  • Palestras e bate-papos: Para compartilhar conhecimentos, reunir profissionais e pessoas que utilizam as soluções da empresa, ampliando o alcance e localizando pessoas interessadas e evangelizando o mercado;

Quais são os pontos importantes a observar?

Um lead precisa ser qualificado e para isto é preciso:

  • Verificar seus reais interesses;
  • Entender seus conhecimentos sobre o tema;
  • Qualificá-lo quanto as alternativas existentes;
  • Demonstrar o processo de contratação;
  • Transmitir segurança e credibilidade;
Para no final convertê-lo em venda com maior facilidade. 

Quais recursos utilizar?

Para isto é necessário contar com importantes recursos que auxiliem na conversão, como:

  • Apresentação de slides;
  • Chat e interação em tempo real;
  • Cometários integrados com as redes sociais;
  • Gravação da transmissão;
  • Opções de compartilhamento;
É valioso contar com uma ferramenta que entregue um relatório de todos os contatos gerados, como a plataforma da Eventials. Com o nome e o e-mail dos interessados você já poderá contatá-los e converte-los em vendas. 

Conheça as soluções da Eventials para gerar novos leads a sua empresa. Clique aqui para criar sua primeira transmissão, experimente por 10 dias grátis!

Deseja receber orientações para realizar sua transmissão e saber mais a respeito da Eventials? Então preencha o formulário abaixo para receba o contato de um dos nossos consultores.

Bons Leads!!

 

Fique por dentro também das nossas iniciativas de conteúdo:

Bate Papo com Especialista em Webinars

Série de webinars semanais destinados para tirar dúvidas sobre diversos temas que envolve nossa plataforma Eventials.

Tema do próximo: Gerando Leads com a Eventials, inscreva-se já: https://goo.gl/E1BMe8

Escola de Webinars

O projeto apresenta aplicações estratégicas do uso webinars no seu negócio, mostrando insights do segmento.

Make Webinars (em breve)

Vídeos curtos focados em apresentar dicas, melhores práticas voltadas para o momento pré, durante e pós webinar.

 

Aproveito para te convidar para nos acompanhar nas redes sociais. Todos os dias nós publicamos webinars que estão falando de tendências e que estão bombando na nossa plataforma.

Acesse: Instagram, Linkedin, Twitter e Facebook.

 

Melhores práticas para seu webinar – parte 1/3

Todo mundo sabe que produzir um bom webinar não é algo que dependa apenas de um bom apresentador, ou bons equipamentos. Não adianta ter um especialista em um assunto se na hora da transmissão não houver profissionalismo suficiente para endossar o tema abordado.

Todo detalhe é importante e deve ser considerado na produção de seu webinar, desde a facilidade de atuação na frente da câmera, treinando e estruturando o conteúdo da apresentação, até o tipo de roupa que está usando.

Pensando nisso, preparamos um checklist prático dividido em três partes, com tudo o que é importante se atentar para oferecer a melhor experiência em vídeo para os seus espectadores.

Aproveite o momento para fazer um teste gratuito da Eventials por 10 dias  

Nessa primeira parte falaremos dos assuntos abaixo e para a segunda parte já deixamos um link no fim do artigo 🙂

1 – Ambiente

2 – Iluminação

3 – Vestimenta

4 – Câmera

5 – Enquadramento

 

Continue lendo

Como calcular o ROI de webinars?

Esta não é a primeira e, com certeza, não será a última vez que vamos falar sobre o famoso e, muitas vezes temido, ROI – Return Of Investment. Muito diferente de outros artigos sobre o tema, nós não vamos apresentar uma base conceitual.

No entanto, se você ainda não teve contato com este tema, sugerimos a leitura de um conteúdo introdutório – Saiba o que é e como calcular o ROI no Marketing Digital.

Com uma busca bem rápida na internet é possível encontrar uma infinidade de artigos sobre o tema, alguns com uma abordagem bem simples e outros mais elaborados. Mas quase nenhum apresenta uma visão prática com foco em um tipo específico de serviço, como por exemplo webinars.

Continue lendo

Metas e métricas – a definição do sucesso ou fracasso do seu webinar

Com certeza você já deve ter percebido que trabalhar com webinars é algo que pode ter muitos formatos e aplicações mas, principalmente, englobar objetivos distintos. Depois de alguns anos na estrada e mais de 60.000 webinars realizados, entendemos que, tanto empresas quanto pessoas físicas, buscam atingir metas relacionadas geralmente a Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores, Impacto de mercado com ações de Marketing e Vendas.

Vamos mostrar na prática o que olhar, se atentar, mensurar em cada um desses objetivos de transmissão.

 

Webinar para treinamentos: o dobro de absorção de conteúdo com duas vezes menos gastos

Quando pensamos nas metas para ações de treinamento e desenvolvimento é inevitável não falarmos sobre absorção de conteúdo e o quanto este impactará em uma melhor performance do colaborador e do time.

Neste caso a base de pessoas que será utilizada na divulgação é própria. Afinal, treinamentos envolvem, majoritariamente, colaboradores da empresa ou todos os pontos de contato terceiros. Por isso, a divulgação do webinar, não será um problema para você.

Continue lendo

Entenda como gerar mais inscrições para seu webinar

Você com certeza já viu o quão difícil é acompanhar os infinitos lançamentos de filmes, séries, programas e vídeos todo o mês, não é mesmo? Com esse volume tão grande de conteúdos disponíveis na internet, a competição por nossa atenção torna-se ainda mais acirrada. Dificultando muito a decisão do que vamos acompanhar durante a semana. É exatamente por esse motivo que grandes players do entretenimento como Netflix, Hollywood Studios, Disney e Youtube se empenham tanto para fazer grandiosas campanhas de pré-lançamentos das apostas mais promissoras.

 

Encare seu webinar como um lançamento de um filme hollywoodiano!

Como diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”, isso quer dizer que se você não se empenhar para fazer uma bela divulgação, ninguém se lembrará de sua transmissão.

Com certeza você já deve ter notado que no lançamento de qualquer filme, seja ele um blockbuster ou não,  é muito comum vermos banners nas redes sociais, em blogs e portais, teasers, trailers, spoilers entre outros materiais de divulgação sendo amplamente explorados. Isso garante um grande impacto e por consequência um volume considerável de espectadores.

Da mesma forma, só que em menor proporção, você também deve pensar na divulgação dos seus webinars como algo de extrema importância para alcançar o sucesso. Com um bom plano de lançamento , fica fácil fazer com que  o dia da sua transmissão seja devidamente esperado e lembrado por sua audiência.

Continue lendo

NABShow 2018: Mídia, Entretenimento e Tecnologia

O maior e mais importante evento do mundo sobre conteúdo para vídeos, streaming e entretenimento.

Em seis dias de evento, entre 7 e 12 de abril, em meio aos gigantes corredores do NAB Las Vegas, nas diversas salas que ofereciam conteúdos nas áreas de mídia, entretenimento e tecnologia, vários temas foram discutidos e aprofundados. Destaque em 2018 para alguns temas relevantes e importantes: conteúdo para vídeos e canais, streaming e e-Sports.

A edição 2018 NABShow contou com a participação de mais de 1.700 empresas, incluindo 819 expositores internacionais e algumas das principais marcas e empresas do mundo, incluindo Sony, Canon, Nikon, Panasonic, Cisco, Ericsson, Google, Facebook, IBM, Imagine, Microsoft, AWS Elementar, Adobe, Avid e Sharp. Entre os exibidores, empresas que já estiveram presentes em outros anos e algumas novas.

“Nossos expositores, novos e antigos, são a base do NABShow. Os participantes vêm de todo o mundo para ver, em primeira mão, as tecnologias de ponta dessas empresas e soluções práticas de negócios’’, explica Chris Brown, Vice-Presidente Executivo de Convenções e Operações do NAB.

Continue lendo

Como usar a força do mercado mobile para potencializar seus webinars

Antes de entrarmos de fato no assunto webinars, me responda uma pergunta: De onde surgiu a febre dos celulares? Você se lembra?

Pois é, longa história! Mas vou resumir em alguns fatos que farão muito sentido para você.

 

Smartphones: a maior febre da história.

Hoje, ler um jornal, já é ler notícia velha. As notícias, as tendências do mundo mudam a cada segundo, por isso, a agilidade, a objetividade e o dinamismo, nunca foram tão importantes.

Foi aí que o celular ganhou força. Imagina que incrível seria não ser mais preciso carregar um notebook, ou esperar chegar no trabalho ou em casa para procurar algo na internet?. Não ficar mais “sozinho”, “sem companhia” no meio do ônibus lotado?. Toda nossa experiência de vida mudou depois do celular.

Além disso, outros fatores contribuíram para fazer dessa febre algo histórico. Os pontos de wi-fi em lugares públicos e privados são muito mais frequentes hoje do que antes, as operadoras de telefonia móvel passaram a disponibilizar mais pacotes, com valores mais acessíveis, com foco no consumo de dados e não mais em minutagem e sms.

Continue lendo