6 perguntas para se fazer antes de falar em público

6 perguntas para se fazer

Você tem pensado em criar um webinar, fazer uma palestra e entrar em contato com o público? Saiba que essa é uma experiência muito gratificante. Ao mesmo tempo em que você compartilha conhecimento com outras pessoas, aprende mais sobre o assunto que está abordando, sobre quem está assistindo e sobre si mesmo. Descobre como controlar seu nervosismo, seu tom de voz e a se comunicar da melhor forma possível.

Agende seu primeiro treinamento. Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

Quando você resolve falar sobre um tema que gosta e sobre o que você sabe, acaba saindo da zona de conforto. E não há nada melhor do que se desafiar, tentar e buscar algo novo, fazer o que se gosta. Um artigo no site Administradores aborda que falar em público é falar com o público e essa conversação começa antes da apresentação, já que há questionamentos “invisíveis” que passam na cabeça de quem está acompanhando. E essas perguntas devem ser imaginadas, analisadas e investigadas para serem respondidas previamente.

1 – Se você foi convidado a palestrar ou a fazer uma apresentação em vídeo, por que acha que lhe escolheram?

2 – Dentro do conteúdo dominado, o que a instituição que lhe convidou gostaria que você transmitisse para a plateia?

3 – Quem lhe convidou, ou lhe deu a ideia de fazer uma palestra em vídeo ou presencialmente, é o representante de um grupo? Se sim, como é esse grupo?

4 – Qual é o objetivo da sua apresentação? Como ela acontecerá? Será feita em qual lugar?

5 – Sua apresentação contará com convidados? Se sim, quais são os temas que eles vão abordar no webinar?

6 – Qual é o perfil de sua plateia? Idade, escolaridade, gênero… ?

Quando você usa essas perguntas como base, consegue identificar melhor as características de seu público para fazer uma apresentação voltada para ele.

 Essa pesquisa é importante para definir os objetivos de sua palestra, para a escolha dos argumentos, estruturação do conteúdo e do seu emocional. Dessa forma você estará melhor preparado e estará livre de preocupações, disposto a compartilhar seu conhecimento e evitando possíveis surpresas desagradáveis. Boa sorte! 

Como engajar colaboradores em treinamentos corporativos

Please follow and like us:

Leia também