7 razões que tornam webinars essenciais para Treinamentos

7 razões que tornam webinars essenciais para Treinamentos

Você com certeza já notou que o volume de informações, de todos os formatos e tipos, tem crescido com uma velocidade incrível. Neste evento, organizado em parceria com o pessoal da SBGC, Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, citei um seguinte dado:

 

“Até 2020, toda informação de Medicina dobrará a cada 73 dias…”.

 

Se considerarmos que a informação precisa ser interpretada, filtrada, tratada e processada para transformar-se em conhecimento, podemos esperar que teremos muito trabalho para estimular os profissionais a acompanharem este ritmo.

Profissionais das áreas de RH e T&D já sentem na pele os desafios dessa nova realidade e provavelmente nos últimos anos atuou utilizando algum método, meio, canal ou ferramenta capaz de gerenciar esse volume de informação, como por exemplo os seminários presenciais, cursos, eventos, LMS, plataforma de EAD e as tradicionais Intranets. Até agora esses meios permitiram desenvolver nossas equipes, entretanto, fatores econômicos e tecnológicos estimulam a constante busca por uma aplicação de baixo custo e que coloque o profissional no centro do processo de aprendizagem.

Agende seu primeiro treinamento. Experimente a Eventials gratuitamente!

E é aí que entram os webinars. Neste artigo vamos apresentar apenas 7, das muitas razões que tornam esse formato ideal para essa nova era da informação.

#1 Webinars são excelente para absorção de conteúdo

É um fato que absorção deve ser o foco em toda ação promovida pela área de T&D, afinal, do que adianta tratar informação gerando conhecimento se não utilizar meios aderentes para que ele chegue ao público alvo? Na prática, durante uma transmissão ao vivo o ambiente normalmente é altamente direcionado, fazendo com que o participante esteja imerso sem desviar a atenção. Certamente fatores adotados na dinâmica fazem toda a diferença, como:

  • Estimular o uso do chat para interação entre os participantes para que troquem informações, dicas, compartilhem materiais e respondam dúvidas um dos outros;
  • Sempre usar Webcam, mesmo que intercalando entre compartilhamento de tela ou slides, pois o contato visual reforça o sentimento de estar participando de um treinamento e não simplesmente “ouvindo um slide falar”;
  • Chamar os participantes pelo nome, responder a perguntas e dúvidas enviadas, fazer enquetes rápidas ou pedir a opinião dos participantes aproxima muito os participantes e aumenta o engajamento.

Como referência, um treinamento realizado através de webinars com duração aproximada de 1h, o tempo médio assistido está entre 47 – 52 minutos, ou seja, é bastante tempo. (Média de dados extraída da Eventials, considerando webinars de treinamentos/cursos).

A pirâmide de William Glasser, desenvolvedor da terapia de realidade e da teoria da escolha, autor e co-autor de livros sobre saúde mental, aconselhamento, melhoria escolar e ensino, nos mostra com clareza que aprendemos 50% do que vemos e ouvimos e 70% quando interagimos de alguma forma.

 

#2 Baixo valor de investimento

Quando estamos iniciando um projeto há sempre alguns pontos que precisam ser considerados, como: Será que vale o investimento? O risco, é alto? E se não soubermos fazer?

Então aqui vai a boa notícia: A proposta do uso de webinars para educação corporativa é justamente usar um formato que resolva esses pontos de dificuldade. Na prática é preciso ter pouquíssimo recurso para começar um projeto, onde o principal quase sempre não é o capital mas, o tempo, a dedicação, o dinamismo e a resiliência. De um modo geral é possível começar fazendo webinars com:

  • Um membro da equipe que seja querido por todos, que domine o conteúdo e goste de falar;
  • Um ambiente com movimentação e ruído controlado, como uma sala de reunião;
  • Notebook ou CPU com uma webcam e microfone usb;
  • Internet cabeada;
  • E o mais importante…Propósito.

Com o tempo você terá uma visão clara do que é importante para seu público alvo e poderá melhorar/evoluir sua estrutura de forma efetiva, investindo somente o necessário.

#3 Alinhamento rápido e objetivo

Empresas que possuem equipe geograficamente dispersas ou que possuam mais de um nível em sua cadeia de distribuição, sabem o desafio que é levar informação e conhecimento para quem está fora dos grandes centros. Rodovias precárias, voos caros e agenda enxuta, são fatores que inviabilizam a aproximação entre a empresa e o profissional, gerando o famoso efeito borboleta.

Um profissional desalinhado não leva o discurso da empresa adiante como deveria, o cliente não recebe a mensagem correta e um universo paralelo, isolado da realidade institucional vai se formando, prejudicando a expansão da imagem da marca, bem como impactando negativamente no resultado final de vendas da companhia.

Então, que tal produzir um conteúdo objetivo, formar uma mensagem alinhada com a expectativa da empresa e entregá-la nas mãos de todos stakeholders, para que participem, interajam e absorvam exatamente como sua empresa precisa e espera? Quem sabe o presidente da sua empresa irá gostar de conversar com todo seu time de uma única vez, principalmente sabendo que precisou investir muito pouco para isso.

#4 Proximidade da equipe

Outro grande desafio encontrado quando pensamos no desenvolvimento de habilidades e competências é continuidade na geração do estímulo, ou seja, a recorrência com que a informação é disponibilizada às pessoas. Com isso os métodos tradicionais geram uma lacuna, pois não é sempre que é possível trazer um especialista para dar uma palestra, assim como não é todo mês que é possível fazer uma conferência. Então, é pensando em estar sempre próximo da equipe, disponibilizando conteúdo de forma constante, gradativa e cada vez mais avançada, que o webinar torna-se um forte aliado da educação corporativa.

#5 Otimização do tempo de onboarding

Uma característica do cenário atual tida como um grande desafio para muitas empresas é o turnover. Inevitavelmente haverá rotatividade e um fluxo de entrada e saída de colaboradores, com isso, buscar alternativas para otimizar o tempo de onboarding faz com que muitos profissionais tenham inserido webinar também neste contexto. Outra perspectiva é que a proximidade entre empresa e colaborador através do alinhamento de expectativa e discurso tende a ajudar a reduzir este turnover.

#6 Os profissionais estão acostumados a aprender com vídeos

O uso de vídeo amador no processo de aprendizagem já é fato notório  em nosso dia a dia. Afinal, quem aqui nunca utilizou ou viu algum pai utilizar a receita mágica para acalmar a criançada? Não sabe qual é? Celular + Youtube = a um bom tempo em silêncio. Segundo The Horizon Repoart de 2008, a produção de vídeos informais é cada vez mais impulsionada pelo avanço da tecnologia e o fato é que com um smartphone e dois cliques você produz um vídeo e ensina alguém a fazer algo e, provavelmente, de forma mais efetiva que muitos tutoriais escritos.

Em resumo: Profissionais que estão entrando no mercado estão acostumados e preferem aprender através de vídeos com interação do que através das tradicionais “receitas de bolo”.

#7 ROI

Saber o que está trazendo resultado direto para a empresa é algo crucial para quem investe no desenvolvimento humano. Sabemos que para ser competitivos é essencial investir recursos corretamente, com isso, conseguir medir o ROI das ações de treinamentos é uma preocupação constante das empresas que possuem uma área de educação corporativa bem desenvolvida. Portanto, por tratar-se de uma operação totalmente digital, as plataformas de webinars podem trackear o comportamento dos usuários e permitir, por exemplo, que através de APIs ou integrações nativas seja possível cruzar dados dos profissionais treinados com CRM para comparar o desempenho entre vendedores.  

 

Conclusão

Em resumo, neste cenário dinâmico e competitivo uma coisa é fato: Os profissionais de T&D possuem um novo aliado para suas ações de educação corporativa, pois como demonstramos, webinars já estão inseridos em diversas frentes e quem já utiliza está tendo resultados perceptíveis. Então, recomendamos que você seja também um protagonista e inicie já ações neste formato em sua empresa. Para ajudá-lo, temos aqui alguns materiais que irão direcioná-lo, mas se precisar de uma ajuda para se sentir mais seguro é só entrar em contato conosco.

 

Please follow and like us:

Leia também