Como calcular o ROI de webinars?

Esta não é a primeira e, com certeza, não será a última vez que vamos falar sobre o famoso e, muitas vezes temido, ROI – Return Of Investment. Muito diferente de outros artigos sobre o tema, nós não vamos apresentar uma base conceitual.

No entanto, se você ainda não teve contato com este tema, sugerimos a leitura de um conteúdo introdutório – Saiba o que é e como calcular o ROI no Marketing Digital.

Com uma busca bem rápida na internet é possível encontrar uma infinidade de artigos sobre o tema, alguns com uma abordagem bem simples e outros mais elaborados. Mas quase nenhum apresenta uma visão prática com foco em um tipo específico de serviço, como por exemplo webinars.

Construímos uma planilha detalhada para auxiliá-lo, assim, não precisará investir seu tempo na sua construção.

Para ter acesso a planilha basta Clicar Aqui

 

Vou te dar um tempo para fazer o download….  … .. ..

Ok, tudo pronto? Então bora lá! 🙂

Experimente Grátis a Eventials com Todas as suas Funcionalidades Disponíveis – Clique Aqui

 

Investimento

Para calcular o ROI, a primeira coisa que precisamos é conhecer todos os custos que envolvem o projeto. Como estamos falando de transmissões online, é muito importante listar tudo o que for necessário para deixar o projeto operacionalmente ativo.

Abaixo segue uma lista de alguns dos itens mais básicos que devem ser considerados na sua planilha:

  • Conexão com a Internet;
  • Plataforma;
  • Computador ou Notebook;
  • Dois monitores (caso seja uma transmissão que utilize o compartilhamento de telas);

Se você estiver utilizando um notebook e não for tão exigente com a qualidade final da sua transmissão, pode ignorar os itens abaixo e seguir com o equipamento padrão.

  • Webcam externa;

Indicamos neste caso a Logitech C920, um modelo com boa qualidade e um custo razoável.

  • Fone de ouvido com microfone.

Para transmissões que necessitem uma qualidade profissional, será necessário que você adicione na lista o custo de uma equipe de captação e, em alguns casos, o valor do aluguel de um espaço bacana, caso você tenha a pretensão de realizar a transmissão de eventos presenciais.

Notem que alguns dos itens, como a compra de equipamentos, não vão gerar um custo recorrente, neste caso é importante apenas considerar o valor da aquisição, em um único pagamento ou em várias vezes, parcelamento.

Dados de Produção

Além de ter todos os custos na ponta do lápis, para calcular o ROI dos seus webinars, é muito importante consolidar e entender os seus resultados, desenhando uma espécie de “mini funil”.

Note que na planilha adicionamos alguns campos exclusivamente para consolidar essas informações por mês. Estes dados são importantes para você mensurar sua taxa de conversão por etapa.

Veja abaixo um exemplo de tabela:

Conversão e Resultados

Esta é com certeza a informação mais importante de todas! Sem esse número é impossível determinar se houve retorno de investimento. Portanto, é super importante que você tenha mapeada toda a jornada de nutrição e compra do público.

Desta maneira, fica fácil determinar o número de participantes dos seus webinars que chegaram ao fundo do funil e tornaram-se clientes.

Se o seu objetivo com os webinars for treinar e desenvolver seus colaboradores, parceiros e fornecedores, você deve determinar métricas e medida de sucesso como por exemplo:

  • Quantidade de pessoas que concluíram um curso e receberam um certificado;
  • Absorção do conteúdo ministrado – com pesquisas, testes etc.

Mas, independente da finalidade e objetivo que você tenha idealizado para as suas transmissões, no final, o importante é chegar em um número que valide o sucesso da ação.

O resultado é obtido através de uma conta muito simples:

Divida o total de receita gerada pelo total investido, menos 1 (um).

(Total de Receita gerada) / (Total do Investimento) – 1 = ROI

Com esse cálculo, descobrirá o quanto investiu para obter esse retorno financeiro.

Conclusão

O ROI é essencial para medir o retorno que seu projeto gerou. A competitividade alta do mercado exigiu com que as empresas fossem mais certeiras nas suas ações, por isso que medir uma ação é tão importante. A partir disso, decisões se tornam mais fáceis e mais efetivas.

Sabendo desse novo cenário, nossa equipe de especialistas em webinars está totalmente disposta em te auxiliar em cada etapa de construção da sua estratégia com webinars. Por isso criamos as iniciativas abaixo para te munir com as informações mais pertinentes do mercado.

 

Bate Papo com Especialista em Webinars

Série de webinars semanais criada exclusivamente para tirar as todas as dúvidas sobre como usar todo o potencial da Eventials para a produção de webinars de sucesso.

Escola de Webinars

Webinars pontuais que se propõe em trazer uma abordagem prática dos webinars inseridos nos mais diversos mercados.

Make Webinars (em breve)

Micro vídeos focados em apresentar dicas rápidas de melhores práticas voltadas para o momento pré, durante e pós webinars.  

 

Aproveito para te convidar para nos acompanhar nas redes sociais. Todos os dias nós publicamos webinars que estão falando de tendências e que estão bombando na nossa plataforma. Instagram, Linkedin, Twitter e Facebook.

 

 

Please follow and like us:
 

Leia também