Como criar uma palestra online de sucesso e ser reconhecido na web

Como criar uma palestra online de sucesso e ser reconhecido na web

Você já pensou em ser um palestrante?
Compartilhar suas ideias, seu aprendizado e experiência pode abrir portas dentro do mercado e expandir suas opções. Muitos têm medo de palestrar; acreditam que não conseguiriam elaborar um conteúdo além das expectativas, piadas inteligentes e exemplos que despertem a curiosidade do público, acham ainda, que os participantes dormiriam nos primeiros 30 minutos de apresentação.

Esperamos que você não seja uma dessas pessoas.

Com a facilidade da internet, hoje todos podem ser mídia e expor suas opiniões, basta estar conectado, ter uma webcam e um microfone – funcionalidades que seu notebook deve possuir.

Mas como fazer uma palestra online legal, que tenha um conteúdo pertinente e engaje sua audiência? Ter coragem e confiar em si é o primeiro passo. Descubra os outros:

Descubra sua especialidade:

Qual é o assunto que você domina na mesa do bar, na sala com a família ou no escritório? Você é especialista em quê? Moda, empreendedorismo, finanças, esportes, gastronomia? Palestrar sobre um assunto que desperte seu interesse será mais fácil para começar a criar vídeos online. Por gostar do tema, se sentirá mais confiante diante do público.

Conheça o assunto abordado:

Ter conhecimento é fundamental para validar um argumento. Então, antes de defender suas ideias, prepare-se. Estude! Pesquise sobre o assunto, converse com pessoas que conheçam a área abordada, leia, ouça, veja. Tudo é válido e servirá como referência  – desde a um exemplo a uma piada para descontrair o público.

Crie um roteiro:

Depois de decidir o tema e estudar sobre ele, comece a desenvolver o roteiro da palestra. Em tópicos, elenque os pontos que serão discutidos em seu webinar. Utilize palavras-chave; determine qual assunto vai abrir a apresentação e qual irá fechar. O roteiro lhe ajudará a não esquecer informações importantes e o deixará mais organizado e otimista.

Seja verdadeiro:

Mostre quem você realmente é; compartilhe suas paixões, sonhos e até seus medos. Fale tanto dos seus fracassos, quanto dos seus sucessos. É dessa forma que você aproxima o participante e mostra a ele que todos erram e acertam. Não finja ser quem não é – essa estratégia pode até funcionar em um primeiro momento, mas não sempre.

Use a emoção:

Mexa com a emoção de quem está assistindo ao webinar. Use exemplos que causem sensações novas. Não tenha medo de fazer as pessoas gargalharem, nem de emocioná-las. Ao fazer isso, as chances de você ser lembrado são maiores.

Não leia seus slides:

Na Eventials você pode se apresentar e compartilhar sua tela ou slides com os participantes. Mas, não leia as telas. Slides são importantes para lhe ajudar a lembrar do conteúdo abordado ao longo do webinar, não para serem lidos. Explique os tópicos, leve mais informações, exemplos que embasem o que está escrito.

Tenha um bom ritmo:

Cuidado com o “time”. Tenha sempre um bom ritmo; não prolongue sua palestra, nem termine antes do tempo. Coloque-se no lugar do telespectador e perceba se as informações são o suficiente.

Use a criatividade:

Faça o diferente e não tenha medo de ser ousado. Transmita as informações com criatividade, interpretando algum personagem, tendo algum filme como tema. É importante se original; ter um bom conteúdo e criar experiências únicas.

Please follow and like us:

Leia também