Como memorizar informações com facilidade?

Como Memorizar Informações Com Facilidade

Seu chefe lhe chamou para uma reunião e disse que você foi escolhido para palestrar sobre a área em que atua. É uma apresentação importante e a pressão é enorme, já que está representando a empresa. São muitas as informações a serem abordadas e você sabe que sua mente é um tanto “traiçoeira”. A chance de ficar nervoso e esquecer o que deve falar é grande.

 A capacidade de memorizar informações é diferente para cada pessoa. Alguns – sorte a deles – conseguem lembrar o conteúdo com mais facilidade, mas e quem tem dificuldade? Como faz?

Ainda bem que existem formas para melhorar isso e memorizar textos com rapidez e facilidade. Confira as dicas:

Prepare-se:

É importante que você tire um tempo para se organizar. Escolha um lugar agradável, em que você se sinta calmo e confortável para que possa manter o foco e prestar a atenção necessária no conteúdo que deve ser abordado na apresentação.

 Gravação em áudio:

Grave em áudio o material que você precisa memorizar. Essa técnica pode lhe ajudar a reter as informações com mais facilidade. Leia o texto em voz alta e ouça depois.

 Anote!

Essa dica é simples e eficiente; provavelmente você já fez isso em dias de prova. Separe um caderno e escreva várias vezes o conteúdo, até que ele fique claro em sua mente. Organize suas anotações por assuntos e destaque-os em cores diferentes. Para memorizar ainda mais, faça essas anotações enquanto ouve as gravações.

 Repetir é importante:

Está lendo o texto para a palestra? Leia várias vezes a mesma linha, até que consiga fixar as palavras em sua cabeça. Confira se funcionou ao tentar se lembrar do que foi lido sem olhar para as folhas. Depois disso, escreva o que vem a sua memória sobre o assunto. Essa ação vai lhe ajudar a reforçar o que deve ser lembrado.

 Como um professor:

Quer saber se você realmente compreendeu o assunto e o memorizou? Tente ensiná-lo a outra pessoa. Chame os amigos ou familiares. Você também pode fazer isso na frente do espelho.

 Faça pausas!

Seu cérebro também merece um descanso. De nada adianta colocar as dicas em prática se você não fizer alguns intervalos para descansar. Com a mente calma você consegue assimilar os assuntos com mais clareza.

 Palavras-chave

No dia da apresentação anote os principais pontos de cada assunto a ser abordado. As palavras-chave servirão como um gatilho, levando-o a lembrar o que deve falar sobre aquele tópico.

 Já separe o bloquinho, o gravador e um tempo para treinar. Temos certeza de que com essas dicas você vai fazer uma boa apresentação e ganhará elogios do chefe. Quem sabe você não cria um canal na Eventials e começa a fazer webinars, hein?

Please follow and like us:

Leia também