Como parar de procrastinar?

dicas para parar de procrastinar

Segundo o dicionário Michaelis a palavra procrastinar deriva do latim procrastinare – uma união do prefixo pro (encaminhar) e castinus (amanhã) – e significa deixar para depois, adiar. Agora, se você é daqueles que faz as tarefas em cima da hora, sabe na prática o que isso quer dizer. 

Alguns confundem preguiça com procrastinar, mas eles são dois conceitos bem diferentes. Preguiçosos evitam o trabalho, enquanto os procrastinadores têm muitas tarefas e deixam algumas delas – principalmente as mais difíceis – para a última hora; são viciados na sensação de ver o prazo estourando.

Em uma matéria realizada pela Revista Superinteressante, Piers Steel, psicólogo da Universidade de Calgary, no Canadá, e estudioso sobre o assunto, revela que os procrastinadores têm uma intenção maior de trabalhar, mas só no começo do processo.

Com a internet cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, fica difícil se concentrar em uma tarefa. As distrações são muitas; notificações das redes sociais, e-mails brotando na caixa de entrada e os grupos do WhatsApp que não deixam seu celular em paz. Tudo bem, a solução seria desligar o Wi-Fi ou a 3G. Mas e a curiosidade? Será que ela deixa?

Agende seu primeiro treinamento. Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

Até o Google tentou achar uma forma de resolver esse “problema” e testou um software capaz de acabar com a procrastinação. Usando os dados que colhe dos usuários que utilizam ferramentas como o Gmail e o Google Agenda para se organizar, a empresa adquiriu a startup Timeful para ajudar as pessoas a planejar melhor o tempo que têm. Inicialmente o aplicativo mediria os horários e compromissos estabelecidos pelos usuários e depois enviaria notificações sugerindo quais atividades podem ser priorizadas e como coordenar o restante delas.

Enquanto o Timeful ainda é testado, a opção que resta é se autopoliciar e tentar ao máximo não procrastinar. Determinar as prioridades para o dia, por exemplo, é fundamental. Lembrando que também é importante prestar mais atenção na qualidade dos afazeres do que na quantidade. Escolher o que é mais importante no momento, avaliar prazo e relevância e fazer pequenas pausas durante o expediente vão melhorar muito a sua produtividade.

Algumas pessoas deixam tarefas mais complicadas para depois porque têm medo de errar. Nesses casos é necessário saber dos próprios limites e habilidades e ser sincero quando perceber que não tem capacidade para realizar determinada tarefa.

As “coisas chatas” do dia a dia também são motivos para procrastinar e, para que isso não aconteça, inverter a ótica e pensar apenas no lado positivo delas, pode ajudar. Evite ao máximo interrupções. Está no meio de uma tarefa e não pode ajudar seu colega naquele momento? Explique que você está ocupado e que pode auxiliar mais tarde, depois que terminar o que está fazendo.

Seja menos ansioso! Atualmente não conseguimos esperar muito tempo para responder um amigo no inbox ou um e-mail. O assunto não é urgente? Então foque em seu trabalho!

Tudo bem, sabemos que o certo mesmo era que você lesse esse texto mais tarde, depois de terminar as tarefas chatas e difíceis que está adiando. Mas vai dizer, as dicas são boas e podem ajudar se você as colocar em prática neste exato momento e deixar de procrastinar. 😉

Como gamificação e webinars podem ajudar no processo de aprendizagem?

Please follow and like us:

Leia também