Descubra como ser convincente ao colocar suas ideias

Descubra como ser convincente ao colocar suas ideias

Nós sabemos que é um pouco difícil expor opiniões, seja nas redes sociais, em família, ou entre amigos. Também sabemos que em alguns casos é importante que você fale o que realmente acha sobre determinado assunto – e essas situações geralmente estão atreladas ao trabalho.

 

Defender suas ideias em uma reunião com clientes ou chefes, nem sempre é fácil. Mas, de acordo com o portal Lifehacker, alguns truques podem facilitar e lhe ajudar a “vencer a discussão” com bons argumentos. Saiba quais são eles:

Acredite em você:

Como expor suas ideias e querer convencer seu cliente/chefe quando nem você acredita no que está falando? Para argumentar bem é preciso confiar em si, já que, mesmo estando inseguro, passará a impresso de que sabe o que está falando. Portanto, aja com confiança!

Conheça o assunto:

Ok, já vimos que confiar em si é essencial, mas não é tudo. O conhecimento é o que valida um argumento, então, antes de defender suas ideias, prepare-se! É importante estudar, dar uma pesquisada sobre o assunto ou conversar com pessoas mais experientes. E, claro, quando sabemos sobre o que estamos falando/fazendo, a confiança aumenta. 😉

Seja educado:

Se o seu cliente ou chefe discorda da sua opinião, ouça o que ele tem a dizer com atenção e argumente com educação e respeito. Não corte a fala dele, interrompendo seu raciocínio, e não faça movimentos de negação enquanto ele estiver explicando o porquê de não concordar com você. Tenha calma e seja educado. Simples assim.

Tenha foco:

Em uma discussão, algumas pessoas tendem a mudar o tema da conversa, dificultando ainda mais. Focar no tema pode determinar a vitória de um argumento, mas se os argumentos forem acabando, não seja um chato, voltando sempre para o assunto. Saiba perder – ou ganhar.

Quem concorda com você?

A maioria faz a diferença sim! Em uma discussão de sala de aula, na faculdade, por exemplo, quando um grupo maior defende um ponto de vista, ele tende a ganhar. Portanto, ao expor sua opinião e defendê-la, conte com pessoas que concordem com você.

Vencedor ou perdedor? Será?

Entre as dicas publicadas no site, está uma reflexão sobre o conceito de vencer e perder. Se uma pessoa não concorda o que você pensa, você não pode mudar a mente dela, mas pode mudar a sua. Como assim? Simples!  Em alguns casos, vencer pode significar a resolução de um conflito pacificamente, ou adquirir conhecimento por meio de outras opiniões que seu adversário expôs. Tudo depende da forma como você encara.

Please follow and like us:
 

Leia também