3 dicas para identificar as necessidades da sua audiência e fazer melhores webinars

3 Dicas para identificar as necessidades da sua audiência e fazer webinars melhores

Compreender a necessidade da sua audiência é o primeiro passo para uma transmissão bem feita.

 

Conhecer e entender nossas necessidades nunca foi uma tarefa muito fácil, saber exatamente o que aflige nossos potenciais clientes então, nem se fala! Nós sabemos que essa é uma das principais dificuldades para quem busca fazer um webinar mais relevante e que traga melhores resultados para suas ações.

Fizemos um estudo sobre esse tema e chegamos a 3 dicas que consideramos ser o ponto de partida. No entanto, antes de prosseguir, é importante ressaltar que o estudo de necessidades e comportamento humano é constantemente estudado, mas foi o psicólogo americano  Abraham Harold Maslow que investigou esse assunto a fundo e construiu o que atualmente conhecemos como: Pirâmide de Maslow.

 

Pirâmide de Maslow

Essa pirâmide representa o agrupamento das necessidades humanas mais básicas, ordenada por nível de prioridade. Mas, e aquelas que fazem parte nosso dia-a-dia e que parecemos não enxergar? Estas fazem parte de um dos segredos do sucesso dos negócios que crescem mais do que outros.

 

1- Mercado: Olhe as oportunidades e ajude-os a encontrar respostas

 

As empresas são um reflexo do mercado e, olhar para ele é com certeza, um dos melhores exercícios para tentar identificar aquelas necessidades que são implícitas. Ou seja, descobrindo o que o mercado precisa, automaticamente você conseguirá oferecer os melhores insights para o desenvolvimento do negócio.

Suas transmissões serão realmente relevantes quando fizerem o seu público refletir sobre soluções que podem impactar diretamente na resolução de problemas relacionados ao crescimento. E lembrando, atue na necessidade e, não no que seu público acha que precisa. Um exemplo disso é a frase de Henry Ford: “Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito um cavalo mais rápido”.

Vamos imaginar que estudando o mercado você perceba que a ascensão do veganismo pode ser um potencial negócio. Ou seja, uma importante arma para ter um ramp-up. Para se certificar, reúna os números, confirme essa hipótese e ofereça as melhores dicas de negócio em um webinar. Este, com certeza, servirá como uma ótima oportunidade para te trazer visibilidade e atrair os curiosos por tendências.

 

2- Empresa: Ajude-os a realizar melhor seu trabalho.

 

Nesta dica vamos falar sobre a importância de conhecer a rotina de trabalho do seu público-alvo.

Após estudar o mercado e identificar os pontos de atenção, é imprescindível que você conheça o dia-a-dia de trabalho dos seus potenciais clientes.

As tarefas que desempenham ao longo de um dia falam muito sobre necessidades que não enxergamos. Se empenhe em conhecer os detalhes para conseguir criar um conteúdo que ajude-os realizar melhor seu trabalho.

Apresente webinars com soluções que se encaixam no ritmo de trabalho e que melhorem de alguma forma no desempenho diário do seu público, isso gerará maior prestígio em suas transmissões.

Entenda como você pode contribuir ainda mais para o desempenho da sua audiência, clique aqui.

 

3- Profissional: Observação é tudo

 

Por último, mas não menos importante: saiba como vivem, o que e onde compram, quais influenciadores seguem nas redes sociais, onde vão no tempo livre, se viajam frequentemente e, claro,  seus valores. Estes são fatores cruciais para você identificar as necessidades da sua audiência.

Às vezes, estas pessoas possuem um hobbie em comum, que se for combinado com insight de mercado, pode se tornar uma poderosa isca. Exemplo: O seu objetivo é educar novos empreendedores no mercado de turismo. Com uma pesquisa, você descobre que todos têm o mesmo interesse: conhecer lugares inóspitos. Aliar essa informação com uma dica de mercado – o segmento de turismo é o que mais cresce na região X -, torna-se um tema, para seus webinars, quase que customizado para sua audiência. Afinal, empreendedores, em sua maioria, juntam a paixão por algo, com uma oportunidade fantástica de mercado, criando a relação perfeita.

Enfim, cruze todo o seu conhecimento sobre o mercado, detalhes da rotina de trabalho com mais uma observação apurada sobre o estilo de vida do seu público alvo. Todos esses detalhes serão determinantes para aplicar uma boa abordagem em seus webinars. Assim, levará conteúdo de qualidade e na linguagem certa, além de criar reputação e relevância para sua audiência.

Quer mais dicas de como produzir um webinar de sucesso? Confira o checklist que a Eventials criou para você.

http://materiais.eventials.com/eventials-checklist-webinar-de-sucesso

Caso de Sucesso: Como Usar Webinars Ajudou o IAB a Melhorar o Alcance de Audiência e Relevância no Mercado

Please follow and like us:
 

Leia também