Dicas para ser um bom palestrante

Como fazer uma boa palestra

Qual é a sua especialidade?

Ou melhor, quero saber qual assunto você domina quando conversa com os amigos em uma mesa de bar, com a família no almoço de domingo ou com os colegas de escritório. Qual é a sua especialidade para essas pessoas?


Alguns são referência quando o assunto é empreendedorismo, outros, para falar sobre política ou gastronomia. Muitos sabem tudo de tecnologia; há aqueles que dão ótimas dicas de moda e decoração. E tem ainda os que falam sobre o que mais gostam em cima de um palco, na frente das câmeras, como palestrantes.


Sim, palestrar sobre algum assunto que desperte seu interesse é mais satisfatório. Como você gosta do tema, fica mais fácil pesquisar sobre ele e compartilhar esse conhecimento com mais pessoas, online ou offline. Fora que você se sentirá mais confiante ao encarar o público e, mais confiante, fará uma boa apresentação.

Ficou interessado e também quer palestrar?

Saiba que essa é apenas uma das características de um bom palestrante. Além de gostar do assunto abordado, ele também precisa estruturar o discurso. É importante organizar o conteúdo em ordem cronológica – com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para iniciar a palestra, use elementos que despertem a atenção do público logo de cara.

Pode ser uma história legal ou uma pergunta que envolva os participantes. Já no desenvolvimento, selecione os pontos que deseja discutir com o público, mas não esqueça de relacioná-los com a introdução. Para concluir, relembre os principais tópicos.

Fale com clareza e pausadamente.

Muitos palestrantes ficam nervosos durante a apresentação, acabam falando mais rápido e sem pausas, o que dificulta a compreensão por parte da plateia.

Portanto, cuidado com isso. Respire, tente se acalmar e treine em casa! Chame os amigos e a família para assistir a uma palestra, assim você terá uma ideia de como será quando for para valer. Não esqueça de filmar a sua apresentação para identificar o que precisa melhorar – má postura e gírias, por exemplo.

E, por falar da má postura, também fique atento ao que seu corpo está falando. Gesticule quando achar importante, ande sobre o palco e demonstre segurança. Ao se movimentar irá atrair o olhar dos participantes e a atenção deles.

Um bom palestrante também sabe como interagir com a plateia.

Se a sua apresentação for online, faça perguntas pelo chat, convide as pessoas para participar, para contribuir com o seu raciocínio. Se for em um palco, use a sua criatividade! Chame voluntários, faça uma dinâmica! Você quer que o público se lembre de como a palestra foi interessante e legal, não que ela foi monótona e deu sono…

Então, vamos colocar essas dicas em prática? Deixe o medo de lado!

Escolha um assunto que você gosta de verdade, crie um roteiro, com uma introdução legal, desenvolvimento e conclusão; treine bastante, cuide de sua postura e use sua criatividade! Você pode começar a palestrar publicando seu vídeo na Eventials. Acesse nosso site e descubra como é fácil! www.eventials.com 

Texto inspirado no artigo publicado pelo portal Universia

Please follow and like us:

Leia também