Faça apresentações como as do TED em 7 passos

Faça Apresentações Como as do TED

Provavelmente você já assistiu a uma das palestras publicadas no site TED.com. Agora, se ainda não viu e não tem ideia do que estamos falando, por favor, pare tudo o que está fazendo neste exato momento e assista a pelo menos um vídeo.

O TED é uma organização sem fins lucrativos, dedicada para a difusão de ideias e conta com pequenas palestras – geralmente com duração de 18 minutos ou menos. Atualmente os vídeos englobam assuntos como ciência, tecnologia, entretenimento, design e, questões globais, em mais de 100 línguas.

O destaque do projeto fica com formato das apresentações e a credibilidade dos palestrantes. Os brasileiros Miguel Nicolelis, Bel Pesce e Bruno Torturra são alguns dos contribuintes do TED e personalidades como Bill Clinton e Bill Gates também participaram e compartilharam suas ideias e experiências com o público – sem cobrar nada.

De acordo com o artigo publicado pela Revista Época, é possível se basear nas palestras do TED para criar boas apresentações. Confira as dicas apontadas pela revista:

Pense grande:

Tente sempre – independente do número de palestras que for dar – fazer a melhor apresentação de sua vida. Revele ao público alguma informação nova, fazendo-o lembrar sempre do que você apresentou.

Seja verdadeiro:

Durante a apresentação mostre quem você realmente é. Compartilhe suas paixões, sonhos e até seus medos. É importante falar tanto dos seus fracassos quanto dos seus sucessos.

Sem dificuldades:

Evite usar palavras difíceis e expor pensamentos complicados. Simplifique! Faça do assunto complexo, algo fácil de compreender. Como? Conte histórias e explique as situações. Situe o público! Não pense que você precisa impressionar seus telespectadores intelectualmente. Muitas vezes uma apresentação simples, direta, mas com boas informações vale muito mais do que uma cheia de termos técnicos e palavras rebuscadas.

Use a emoção:

Durante sua palestra use exemplos que aproximem o público e que mexam com a emoção de quem estiver assistindo. Não tenha medo de fazer as pessoas rirem, nem de emocioná-las.

Cuidado com o ego:

Quando estiver falando com seu público, não infle seu ego, nem se autopromova. Isso pode afastar as pessoas que estão ali querendo ouvir o que você tem a dizer. Também não venda seus produtos durante a apresentação, ao menos que o tema seja seja esse de fato.

Não leia suas falas:

Não tem coisa pior do que chegar despreparado em uma apresentação, não é mesmo? Portanto, ensaie sua fala diante de um amigo, assim você aprimora a pontualidade, clareza e o impacto de suas palavras. Faça pequenas anotações, mas não leia suas falas. Dessa forma você não compromete sua credibilidade.

Tenha time:

Tenha um bom ritmo. Não prolongue sua palestra, nem termine antes do tempo. É importante acabar na hora certa, nem menos nem mais. No ritmo.

Agora que você já conhece algumas das técnicas usadas nas palestras do TED, o que acha de colocar esse conhecimento em prática? Aqui na Eventials é muito fácil! Acesse nossos site e crie seus webinars com facilidade. 

https://www.eventials.com/sistema-transmissao-de-palestras-online/?utm_source=banners-blog-palestras&utm_medium=banner&utm_campaign=eventials-blog-banner-palestras

 

Please follow and like us:

Leia também