Melhores práticas para seu webinar – Parte 3/3

Melhores Práticas Parte 3

Toda grande empresa como Apple, Google, Coca-cola, Adidas, Nike, entre outras, são mais do que meras marcas, são experiências ao consumidor! Essa experiência está presente em todos os detalhes, da idealização de seus logos e campanhas, qualidade e uso dos seus produtos e serviços, enfim, absolutamente tudo é considerado.

Mas o que essas grandes marcas têm a ver com melhores práticas para transmitir seu webinar?

É simples, você como um produtor/organizador de um webinar torna-se o responsável por gerar a experiência da sua marca, ou seja, todos os detalhes serão fundamentais para transformar uma mera transmissão, em uma verdadeira experiência, seja ela uma aula online, um treinamento de vendas, o lançamento de um novo produto, enfim, qualquer que seja o seu objetivo final.

Como são vários os detalhes que você deve se atentar, separamos nossa conversa em três etapas. Não fique chateado se perdeu as partes anteriores, deixamos aqui os links para que você possa ler quando quiser 🙂

Parte 1 – ambiente, câmera, vestimenta, enquadramento entrou outros detalhes.

Parte 2 – O que fazer antes de iniciar e ao final da sua transmissão? 1 ou 2 monitores? E muito mais. 

Se você acompanhou todo esse nosso bate papo, com certeza você já deve ter organizado boa parte da sua transmissão. Agora, vamos aos detalhes um pouco mais técnicos? Afinal, estes são cruciais e podem sim te prejudicar na hora “H” se você não estiver atento.

1 – Conexão de Internet

2 – O Browser

3 – Uso de plugins auxiliares

4 – Entendendo o Delay

 

1 – Conexão de internet

internet-cabeada-x-wi-fi

A internet é com certeza o fator mais importante para executar transmissões de sucesso mas, se não for devidamente provisionada pode contribuir negativamente para o seu webinar. Por isso que sempre recomendamos a utilização da rede cabeada por ser uma conexão mais estável, apresentando uma oscilação menor do que o Wi-fi.

Você não percebe a oscilação do Wi-Fi, pois quando está navegando em páginas estáticas, por exemplo Facebook e G1, você encontra vídeos majoritariamente gravados, além de estar trabalhando muitas vezes com o famoso “Cache” das páginas. No caso de transmissões ao vivo essa oscilação é mais sensível e pode atrapalhar sim.

Algo que percebemos também, com a experiência de mais de 60 mil webinars realizados, é que as pessoas muitas vezes desconhecem qual é a taxa de conexão banda larga que possuem. Para você que é um produtor de conteúdo em vídeos, precisa considerar primordialmente a taxa de Upload e não apenas a taxa de Download.

E é justamente essa taxa de Upload que vai interferir em uma boa transmissão.

O que fazer nesse caso?

Nesta parte do nosso site www.eventials.com/teste – você consegue checar essas taxas. Mas se tiver dúvidas ainda de como solucionar esse problema, Clique aqui.

 

2- Qual browser devo usar?

O Browser (internet) também é outro fator que pode interferir positivamente ou negativamente na sua transmissão. Por esse motivo, sempre recomendamos a utilização do Google Chrome. O Chrome além de possuir um ciclo de atualizações constantes, ele já vem com o Flash Player instalado.

Para quem não sabe, o Flash é um plug-in responsável por ativar a webcam no seu navegador e só a partir disso que a transmissão pode iniciar.

Ou seja, manter o navegador atualizado, principalmente o Google Chrome, você evita o trabalho de ter que baixar o Flash Player.

Também recomendamos o Firefox, mas diferentemente do Google Chrome, você precisará baixar o Flash Player. O Firefox não tem este pug-in já instalado.

Por fim, o browser que realmente não recomendamos é o Internet Explorer.

Quer ficar por dentro de todos os pré-requisitos para uma boa transmissão? Clique aqui.

 

3- Uso do Flash Player

Flash Player

O uso do Flash Player, por enquanto, só é necessário quando estamos fazendo uma transmissão via Browser. Se caso optar pela opção de transmitir via Eventials Broadcaster, nosso software de transmissão destinado para o compartilhamento de telas, você não precisará do Flash Player.

Apenas recapitulando, o Flash Player, até o momento, é o responsável por ativar a webcam do seu computador e só a partir disso que a transmissão pode iniciar.

Quer saber como instalar o Eventials Broadcaster? Clique aqui 

 

4- Delay de imagem e som – Por que isso acontece?

Toda plataforma de streaming tem um delay, isso é inevitável.

Um exemplo que demonstra isso é a própria Rede Globo. Você está assistindo Jornal Nacional, um dos mais importantes telejornais da TV brasileira e o apresentador está localizado em São Paulo. Ele chama um jornalista que está no Rio de Janeiro para falar de uma matéria específica. Nessa, percebemos que a pessoa não responde imediatamente, isso é o delay de transmissão. E olha que essas grandes emissoras usam transmissão via satélite.

Agora imagine uma transmissão via internet, sendo que o apresentador está SP e os espectadores são do Acre. Esse delay será inevitável.

Esse delay pode ser minimizado por todas as boas práticas que mostramos anteriormente – qualidade e frequência da taxa de upload da banda larga, browser usado, entre outros detalhes. Resumindo, são 3 lados que precisam ser considerados:

  1. A plataforma, detentora de toda a tecnologia de stream, estrutura de servidores e CDN que são responsáveis por fazer toda a distribuição dos dados.
  2. O produtor da transmissão, responsável pelo conteúdo, dinâmica e organização técnica. É o principal interessado em garantir uma internet com uma taxa de upload capaz de fazer o stream com a qualidade desejada.
  3. A audiência, que por sua vez precisa ter uma banda de internet mínima para conseguir consumir a Live.

Por isso, fique sempre atento a todos esses itens que mencionamos . Os detalhes são os que vão distinguir uma transmissão de sucesso, diferenciada entre uma outra comum.

Quer ter acesso a um checklist completo com tudo o que você deve checar até uma semana antes do seu webinar? Clique aqui 

Tem outras dúvidas sobre o tema?  Separamos alguns conteúdos para você ler.

  • Quais os requisitos mínimos para transmitir um webinar? Clique aqui

  • Qual sistema operacional adequado para a transmissão via Broadcaster? Clique aqui

  • Como funciona o capturador de leads da Eventials? Clique aqui.

Possui outras dúvidas mais técnicas? Acesse http://suporte.eventials.com/

Fique por dentro também das nossas iniciativas de conteúdo:

Bate Papo com Especialista em Webinars

Série de webinars semanais destinados para tirar dúvidas sobre diversos temas que envolve nossa plataforma Eventials.

Escola de Webinars

O projeto apresenta aplicações estratégicas do uso webinars no seu negócio, mostrando insights do segmento.

Make Webinars (em breve)

Vídeos curtos focados em apresentar dicas, melhores práticas voltadas para o momento pré, durante e pós webinar.

 

Aproveito para te convidar para nos acompanhar nas redes sociais. Todos os dias nós publicamos webinars que estão falando de tendências e que estão bombando na nossa plataforma.

Acesse: Instagram, Linkedin, Twitter e Facebook.

Please follow and like us:

Leia também