Melhores práticas para seu webinar – parte 1/3

Melhores Práticas de uma Transmissão

Todo mundo sabe que produzir um bom webinar não é algo que dependa apenas de um bom apresentador, ou bons equipamentos. Não adianta ter um especialista em um assunto se na hora da transmissão não houver profissionalismo suficiente para endossar o tema abordado.

Todo detalhe é importante e deve ser considerado na produção de seu webinar, desde a facilidade de atuação na frente da câmera, treinando e estruturando o conteúdo da apresentação, até o tipo de roupa que está usando.

Pensando nisso, preparamos um checklist prático dividido em três partes, com tudo o que é importante se atentar para oferecer a melhor experiência em vídeo para os seus espectadores.

Aproveite o momento para fazer um teste gratuito da Eventials por 10 dias  

Nessa primeira parte falaremos dos assuntos abaixo e para a segunda parte já deixamos um link no fim do artigo 🙂

1 – Ambiente

2 – Iluminação

3 – Vestimenta

4 – Câmera

5 – Enquadramento

 

 

1 – Ambiente

O plano de fundo, também conhecido como background, diz muito sobre você, sua empresa e o assunto que será apresentado. Portanto, opte sempre por ambientes  que tenham alguma relação direta com o tema e o seu público. Na maioria das vezes, fundos mais lisos se tornam uma excelente opção, neste caso, menos pode ser mais! Se preocupe sempre com o enquadramento e evite trazer detalhes muito pessoais, a neutralidade pode evitar constrangimentos.   

Você se lembra do caso do repórter da BBC NEWS que estava realizando uma transmissão ao vivo do seu escritório particular quando o filho, de maneira inusitada, entra em cena?! Pois é 🙂

Cena da reportagem da BBC

Se você está ministrando algum curso, aula, qual seria o ambiente mais adequado para falar sobre o tema? Deixe seu comentário!

Abaixo alguns exemplos práticos do que NÃO fazer.

foto-fundo-escuro

Ambiente ruim – reflexo no vidro das luzes do ambiente, a menina está contra a luz, deixando a imagem escura e não nítida. Por isso, não recomendamos a realização de transmissões com janela no fundo.

 

Ambiente ruim

Ambiente ruim – fundo totalmente desconexo para uma transmissão ao vivo, com detalhes que realmente não dão credibilidade para sua fala. O plano de fundo precisa se conectar de alguma forma com o que será dito.

 

Exemplo do que fazer:

Homem de óculos gravando

 

Ótimo Ambiente – imagem nítida, excelente iluminação apresentador, sem reflexo no óculos, roupa contrastando levemente com o fundo, além da cor do plano de fundo deixar o apresentador mais em evidência.

 

Fundo Biblioteca

 

A imagem acima retrata um exemplo do que estamos falando, boa qualidade de escolha tanto do fundo como da iluminação. Ambiente claro e nítido, demonstrando profissionalismo na execução.

 

2 – Iluminação

A iluminação não é apenas questão estética, mas sim para uma melhor compreensão do conteúdo, retenção da audiência e autoridade. Com uma iluminação ruim, você pode acabar comprometendo sua transmissão, afinal você está prejudicando o ponto chave que torna um webinar um diferencial – som e imagem ao vivo.

Com uma transmissão escura e sem nitidez, a atenção dos espectadores é interferida, prejudicando seu projeto de webinars, taxa de conversão, retenção, entre outras métricas.

Apesar da iluminação ser muito importante, para conseguir um excelente resultado para suas transmissões, você não precisa fazer grandes investimentos em equipamentos profissionais e ultra modernos. A seguir vou apresentar algumas dicas para transmissões enxutas e um guia básico para quem tem espaço e budget.

Primeiro é importante saber que existem dois tipos de iluminação – externa e interna. A externa, luz do sol, é prejudicial pela falta de controle que temos sobre ela, podendo prejudicar sua transmissão. O sol do fim de tarde, com uma luz mais amena, pode ser uma boa opção.

A iluminação interna é totalmente controlável, claro, com equipamentos certos, por isso que a qualidade e uniformidade da luz é mais garantida neste tipo de ambiente. Esse controle de luz será mais acessível para quem já possui esses tipos de equipamentos, como pequenas e grandes empresas.

Siga as dicas abaixo, e saiba o que você deve EVITAR se o objetivo for transmitir seu webinar em um lugar fechado com restrição de espaço:

  • Ficar embaixo de um spot direcional;
  • Ficar contra a janela que tenha uma luz externa direta;
  • Superfícies que possam refletir a luz como vidros e espelhos, entre outros;
  • Luz direta, caso utilize óculos, para não refletir.

 

Aprendendo a fazer a iluminação de 3 pontos:

Para criar uma iluminação perfeita você precisará de apenas 3 passos – luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo.

  • Luz principal usada para dar destaque ao apresentador, sempre será utilizada em uma angulação de 45 graus a partir da posição da sua câmera. As posição das demais luzes serão definidas sempre com base a luz principal.
  • Luz de preenchimento é usada para amenizar as sombras criadas pela luz principal. É importante que você entenda que o ideal é existir uma certa quantidade de sombra – dar sensação de profundidade – mas esta deve ser bem posicionada. A luz de preenchimento é colocada aproximadamente a 60 graus da câmera, ou seja, um pouco mais a frente do que a luz principal.
  • Contraluz é utilizada para dar o contraste ideal entre apresentador e fundo. Essa é última luz para compor a iluminação de três pontos. A posição correta da contraluz é atrás do apresentador, seja no chão, com uma luz de baixo para cima, ou acima do apresentador, fazendo uma iluminação de cima para baixo.

Pontos de luz

Esse é o exemplo de como ficaria mais ou menos.

Quer melhorar ainda mais essa iluminação? Faça o uso de um rebatedor.

  • Rebatedor é uma placa grande que você pode improvisar fazendo em casa. No caso de grandes empresas, a produtora de vídeo que contratar para auxiliá-lo com alta qualidade da imagem, já terá um profissional.

rebatedor

3 – Vestimenta

Além de estar condizente com as diretrizes do RH, é muito importante que exista uma relação de identificação com a audiência. Aliar a vestimenta com o posicionamento da empresa com o perfil do público alvo é importante para aumentar as taxas de permanência e consumo de conteúdo.

Por exemplo, imagine que  você é um cabeleireiro e está ministrando cursos de penteados, técnicas simples para dar um toque especial no cabelo, mas você está sem cortar o cabelo ou mesmo bagunçado. Qual a reputação que quer passar sobre seu trabalho?

Outro exemplo, você fará um webinar para falar de tendências de moda, dar dicas para a nova estação, mas apresenta sua transmissão de pijama. Não convence, consegue entender? Você precisa passar propriedade no que fala e, sim, sua vestimenta conta muito.

Dicas sobre cores:

  • Use cores que estejam associadas a sua empresa, consequentemente, evite as cores da concorrência, no caso de grandes empresas essas regras já são mais do que claras.
  • Para todos os casos, sem exceção, recomendamos que evitem: listrados, xadrez, cores muito fortes que possam contrastar negativamente com a luz do local.

Uma dica para as mulheres, principalmente, é que se tentem sempre aos detalhes: se a unha está com esmalte descascado, se a maquiagem está adequada – não muito forte – , se o decote da blusa não está muito chamativo, entre outros detalhes. Para os homens os detalhes ficam também por conta das unhas, se estão bem cortadinhas, barba, se está aparada, cabelo arrumado para não ficar passando a mão durante a transmissão, entre outros detalhes.

 

4 – Câmera

Para você fazer um webinar, um dos requisitos é o uso de uma câmera. Mas qual usar?

Se sua intenção é fazer uma transmissão mais simples, mas claro, com profissionalismo, recomendamos que utilize a câmera integrada do próprio notebook. Essa opção sairá muito mais barato, além de atingir um nível razoável de qualidade.

Dificuldades com a verificação da sua câmera e microfone no computador? Clique aqui

Uma outra opção, que disponibilizamos recentemente, é o uso de um aplicativo para celular para fazer seus webinars. Se você tiver um celular com uma câmera de boa resolução, pode ser mais uma opção para sua transmissão.

Essas recomendações são indicadas principalmente para palestrantes e empreendedores.

No caso de uma empresa de pequeno porte, que precisa ainda mais qualidade e resolução de produção, indicamos o uso de uma boa webcam com microfone integrado. Um modelo legal que tem um bom custo benefício é a logitech C920. Você consegue achar para comprar na internet entre R$ 220,00 – R$ 320,00 .

 

Logitech

 

 

Mas se você faz parte de uma grande empresa e necessita de uma transmissão ultra profissional, o ideal é contratar uma produtora de vídeo para te dar suporte na transmissão do seu webinar, pois ela terá alguns recursos que são essenciais para atingir seu objetivo.

Exemplo: Mesa de corte, mesa de som, microfone lapela, programa de encoder, câmera profissional, etc.

  • Mesa de corte conhecida também como switcher ou mixer de vídeo. Ela é usada para selecionar a tomada ou câmera que será utilizada na transmissão ao vivo. Outras funções da mesa de corte são: cortes secos, efeitos especiais e corte de áudio.

          Esse recurso é essencial para oferecer mais alternativas de captação e exibição – feitos por diferentes fontes de captura.

mesa-de-corte

 

  • Mesa de som é usada para combinar sons que vêm de várias fontes para um só ponto de saída, nela podemos controlar diversos canais de áudio, como por exemplo, microfone, vídeo do slide, entre outros que são divididos por botões e entradas.

mesa-de-som

  • Microfone Lapela é usado preso a roupa resultando em um áudio mais nítido, com menor ruído e maior qualidade. Mesmo sendo pequeno e discreto, seu som é bem amplificado, contribuindo para sua apresentação.

microfone-lapela

  • Programa de Encoder é responsável por transformar som/imagem da câmera em um formato de sinal adequado para a web. Desta maneira o som e a imagem chegam com ainda mais qualidade ao espectador.

Encoder

 

5- Enquadramento

O enquadramento é essencial para que sua transmissão tenha uma boa imagem. Saber o quanto do fundo está sendo mostrado, qual a visão mais benéfica deste, são aspectos que você precisa levar em consideração. Por exemplo, você é um empreendedor e não possui um escritório, fará seu webinar na sala de casa. Como usar o enquadramento a seu favor para dar uma toque profissional na sua transmissão mesmo que realizado na sua própria sala?

Use a regra dos terços a seu favor. Essa regra fala sobre a melhor posição que você deve ter diante a câmera. Observe a imagem abaixo.

enquadramento

Os pontos vermelhos mostram a posição ideal que você deve se posicionar diante da câmera. Mas repare que entre o espaço que você ficaria localizado existe um espaço vago, por isso enquadre bem o ambiente que esteja, pegando sempre os melhores detalhes do plano de fundo, dando o destaque desejado.

Ufa, falamos de muita coisa bacana para que você consiga compartilhar seu conteúdo em vídeo com a qualidade que a sua audiência merece! Mas não parou por aqui! Acompanhe a parte 2 desse nosso papo.

 

Fique por dentro também das nossas iniciativas de conteúdo:

Bate Papo com Especialista em Webinars

Série de webinars semanais criada exclusivamente para tirar as todas as dúvidas sobre como usar todo o potencial da Eventials para a produção de webinars de sucesso.

Escola de Webinars

Webinars pontuais que se propõe em trazer uma abordagem prática dos webinars inseridos nos mais diversos mercados.

Make Webinars (em breve)

Micro vídeos focados em apresentar dicas rápidas de melhores práticas voltadas para o momento pré, durante e pós webinars.  

 

Aproveito para te convidar para nos acompanhar nas redes sociais. Todos os dias nós publicamos webinars que estão falando de tendências e que estão bombando na nossa plataforma.

Acesse: Instagram, Linkedin, Twitter e Facebook.

 

E-Book Checklist

 

Please follow and like us:

Leia também