Melhores Práticas para seu webinar – Parte 2/3

Melhores Práticas 2

Continuando nossa jornada em busca das melhores práticas para se produzir webinar de impacto e sucesso, nesta etapa, vamos tratar sobre os pontos mais importantes nos minutos que antecedem sua transmissão.

Você perdeu a primeira parte? Não se preocupe, você pode conferir as Melhores práticas para seu webinar – parte 1/3  sempre que precisar! Nesta primeira conversa, falamos sobre vários assuntos que normalmente geram muita dúvida para quem está começando a produzir suas primeiras transmissões – ambiente, iluminação, equipamentos, vestimenta, entre outros.

Os minutos que antecedem qualquer transmissão sempre são momentos de muita tensão, e é exatamente por isso que dar atenção aos detalhes faz toda a diferença para quem quer entregar uma boa experiência para sua audiência.

Hoje vamos falar sobre os quatro tópicos abaixo:

1 – O que fazer antes de iniciar a transmissão

2 – Usar 1 ou 2 Monitores

3 – Interação – Respondendo Perguntas – qual o melhor momento?

4 – O que fazer depois de finalizar a transmissão

1 – O que fazer antes do início da transmissão?

No dia do seu webinar, o quanto antes, valide o funcionamento dos equipamentos que serão utilizados (computador, câmera, microfone, segundo monitor) e se possível, faça uma transmissão curta para testar.

Os três principais pontos que você precisar validar antes da sua transmissão são:

  • A estabilidade da internet;
  • Se sua apresentação está fechada, sem mais alterações;
  • Se todos os equipamentos estão devidamente conectados e funcionando.

Uma hora antes, é interessante você já organizar as enquetes que você vai subir durante a apresentação, checar o e-mail de agradecimento para ser disparado após o término do seu webinar, por exemplo. Se ao final da transmissão você for vender algum tipo de curso, pacote, já planeje em seu discurso a política de descontos, voucher promocionais, etc.

Lembre-se de detalhes básicos que são muito importantes: pegue um copo com água, vá ao toillet, desligue o celular e se certifique dos devices das outras pessoas que estiverem com você.

Às vezes, nos esquecemos que é uma transmissão ao vivo, ou seja, não dá para simplesmente levantar e pegar uma água, ir no toillet ou mesmo atender o telefone e dizer que não pode falar naquele momento.

Dica para as mulheres: evite usar copos ou garrafas de cor clara. Muito provavelmente você estará de batom e conforme tomar água, o batom vai ficando marcado e, claro, os detalhes sempre fazem toda a diferença 🙂

Recomendamos, também, começar seu webinar uns 2 minutos antes, assim você consegue se apresentar aos que vão participar, conferir áudio, imagem, enquadramento, tudo.

Aproveite o momento para passar orientações básicas. Sabe quando você vai ao cinema e antes do trailer, passam aquele típico vídeo mostrando o que fazer se tudo pegar fogo, se alguém se machucar etc? Então, esse é o momento de fazer exatamente a mesma coisa.

Listamos abaixo alguns exemplos:

  • Perguntar: Estão me vendo, me ouvindo, vendo minha apresentação;
  • Explicar que para fazer perguntas é preciso colocar o HASHTAG, o famoso “jogo da velha“ #, assim as perguntas aparecem em um ambiente separado para o apresentador;
  • Peça aos espectadores para ficarem atentos ao chat, assim ficarão a par das perguntas e enquetes que eventualmente surjam;
  • Avise a audiência que em caso de problemas com a visualização, eles devem atualizar os navegadores apertando a tecla “F5” ou “Ctrl + R”, e validar o volume do equipamento.

Se estiver transmitindo seu webinar pelo Eventials Broadcaster, você consegue ainda colocar uma música ou alguma apresentação para deixar rodando antes do início da transmissão.

 

2 – Preciso ter 2 monitores para transmitir meu webinar?

A transmissão do seu webinar pode acontecer por duas vias – browser (navegador) ou Eventials Broadcaster. No caso do uso do EB, software que você baixa no nosso site, você consegue projetar a tela da sua máquina para o seu público

Nesta opção você consegue projetar com apenas um monitor, mas recomendamos o uso de dois monitores.

O uso de duas telas faz com que sua apresentação tenha um caráter mais profissional. Afinal, um monitor ficará destinado apenas para a apresentação e o outro você pode usar para aquela típica “colinha” com os highlights que o guiará na transmissão, além das perguntas do público.

A tela usada para a “colinha” não será visualizada pelos seus espectadores. Com este recurso a produção do seu webinar fica mais organizada e mais profissional.

Um exemplo são os eventos presenciais, o palestrante sempre tem duas telas que chamamos de “retorno”. Elas costumam ficar no chão, normalmente do seu lado direito. Uma delas com a apresentação + highlights projetados e a outra com o tempo que falta para finalizar a palestra. Afinal, em eventos presenciais, o tempo normalmente é contato, sem margem para atrasos.

No caso do seu webinar, uma das telas transmitirá sua apresentação ao público e na outra seria seu “retorno” – colinha + perguntas do público.

Aproveite o momento para fazer um teste gratuito da Eventials por 10 dias  

 

3 – Responder perguntas no meio, durante ou no fim da transmissão?

Essa é uma tarefa que você deve definir e já deixar claro para os participantes logo no início do seu webinar. Quando estiver falando sobre as orientações básicas, esse é um assunto que precisa estar incluso.

As perguntas serão respondidas via chat ou ao vivo? Se for via chat, terá outra pessoa encarregada de respondê-las? Ou será você mesmo?

Independente de qual tipo de dinâmica você adote, ter uma pessoa no papel de moderador responsável por ser um apoio da audiência respondendo via chat, é algo que com certeza dá um tom a mais de profissionalismo. Mas lembrando que esta pessoa precisa estar totalmente apta para responder ao menos as dúvidas mais básicas, até para não gerar problemas com o palestrante.

Apesar disso, nossa recomendação é sempre analisar o tipo de transmissão. Se for treinamento, recomendamos a resposta imediata, pois o ouvinte sabe que o tema poderá mudar em instantes, fazendo com que a pergunta não seja mais tão aderente depois. Além disso, esse tipo de dinâmica gera mais engajamento na transmissão.

No caso de uma transmissão com foco em marketing e vendas, recomendamos deixar as respostas para o fim, assim você consegue compilar todas as perguntas de um mesmo tema e responder de maneira mais completa e de uma única vez, dando mais fluidez para a apresentação.

Por isso, analise sempre com cuidado a dinâmica da transmissão, qual o objetivo possui – fluidez, engajamento, etc -, assim será fácil compreender qual o melhor momento e maneira de responder essas questões.

4 – O que fazer depois da transmissão?

Antes mesmo da transmissão acabar é essencial agradecer a presença de todos, caso seja possível, deixe seus contatos para futuras conversas.

Mandar o e-mail de agradecimento também é super importante. Coloque no e-mail materiais interessantes para baixar, e-books, artigos, indicações de livros, séries, filmes, enfim, mostre uma postura proativa.

Se estiver falando de venda, ofereça algum tipo de desconto especial por a pessoa ter dedicado tempo assistindo sua transmissão. Além de gentil, essa atitude fará com que a pessoa se sinta exclusiva, aumentando suas chances de converter mais um cliente.

Aplique uma pesquisa pós webinar. Enquetes te darão insights para melhorias, dicas de novos temas, aprimoramentos para os materiais enviados, enfim.

Nesta pesquisa procure ser breve, objetivo e sempre focando nos pontos principais de sua transmissão.

Seguem alguns exemplos:

  • Aderência do conteúdo;
  • Se faltou algum detalhe;
  • Quais outros assuntos de interesse;
  • O que achou da dinâmica de respostas;
  • O que poderia ter para ser ainda melhor.

Esses são apenas exemplos de várias perguntas que você pode fazer neste momento. Dependerá muito de quais hipóteses você deseja comprovar.

Viu como os detalhes fazem toda a diferença? Por isso que nós da Eventials com a experiência de já ter transmitido mais 60 mil webinars afirmamos: foque nos detalhes e sua transmissão será um sucesso!

Confira na última parte desse nosso bate papo aqui!

 

Aproveite o momento para fazer um teste gratuito da Eventials por 10 dias  

Separamos temas que podem ser do seu interesse:

  • Metas e métricas – a definição do sucesso ou fracasso do seu webinar – Acesse já 
  • Quais os requisitos mínimos para transmitir um webinar? Clique aqui

Possui outras dúvidas mais técnicas? Acesse aqui 

 

Fique por dentro também das nossas iniciativas de conteúdo:

Bate Papo com Especialista em Webinars

Série de webinars semanais destinados para tirar dúvidas sobre diversos temas que envolve nossa plataforma Eventials.

Escola de Webinars

O projeto apresenta aplicações estratégicas do uso webinars no seu negócio, mostrando insights do segmento.

Make Webinars (em breve)

Vídeos curtos focados em apresentar dicas, melhores práticas voltadas para o momento pré, durante e pós webinar.

 

Aproveito para te convidar para nos acompanhar nas redes sociais. Todos os dias nós publicamos webinars que estão falando de tendências e que estão bombando na nossa plataforma.

Acesse: Instagram, Linkedin, Twitter e Facebook.

 

Qual é a importância do vídeo na estratégia do negócio?

Please follow and like us:

Leia também