Qual o horário nobre das transmissões online? [2018]

melhor horário webinars

Da mesma forma que a Televisão, Internet, Redes Sociais possuem seus horários nobres, as transmissões ao vivo também têm seus horários de maior audiência.

A escolha do dia e horário pode impactar diretamente a performance do seu Webinar, justamente por esse fator ser tão importante quanto um bom roteiro, conteúdo, palestrante, entre outros detalhes.

Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, reunimos toda nossa base de dados e analisamos os mais de 60 mil webinars feitos na nossa plataforma.

Com isso, chegamos nos melhores dias do mês, da semana e horários para você fazer seus Webinars e potencializar ainda mais a performance dos seus conteúdos. Vamos lá?

Melhor dia do mês em total de audiência

Percebemos que majoritariamente a terceira semana do mês é a melhor opção para você apostar na publicação de suas transmissões, a quarta semana também é uma excelente alternativa como podemos ver no gráfico.

 

Pior dia do mês em total de audiência

Apesar das duas últimas semanas serem as melhores apostas para fazer suas transmissões, é muito importante que você evite os últimos dias do mês (29, 30 e 31). Eles foram os piores dias em número de audiência, por isso aposte nos dias apresentados no gráfico anterior e faça o trial ou agende seu webinar sem erro!

 

Melhores dias da semana em total de audiência

Esses são os dias da semana com melhor performance. Por isso, procure evitar as segundas, sextas e fins de semana.

 

Melhores horários em total de audiência

Referência – Horário de Brasília

Olha só que interessante, os horários no meio da manhã e no meio da tarde estão entre os melhores mas, note que das 11:00 às 13:00 não existe registro, perceba também que ocorre uma crescente de audiência para os horários do início da noite. Portanto, tente evitar momentos naturalmente ruins como o início do expediente, almoço e a hora de ir para casa. 

Com base nestes primeiros gráficos, chegamos a conclusão de que existe uma tendência para as transmissões ocorrerem entre 09:00 e 11:00 da manhã, das 14:00 às 16:00 e logo depois das 18:00 nas terças, quartas e quintas da terceira semana do mês. É claro que não é uma regra, essa é uma conclusão com base no consolidado de tudo que tem sido produzido na plataforma nos últimos meses. É sempre muito importante testar horários, dias e semanas alternativas para encontrar a melhor experiência para a sua audiência.

 

Horário nobre

Mídias Sociais

  • Instagram

De acordo com a Sprinklr, o Instagram é a única entre as três redes sociais mais conhecidas – Facebook, Instagram e Twitter – que não apresenta redução de interações durante os finais de semana.

De acordo com o estudo, o Instagram tem duas faixas de horário nobre: a primeira entre 11:00 e 14:00 e outra entre 18:00 e 22:00. As noites de quarta e quinta-feira também são movimentadas, com picos de interação entre 20:00 e 21:00.

 

  • Facebook

Segundo a Sprinklr, o pico de engajamento no Facebook é entre 11:00 e 14:00 nos dias úteis. Três dias têm um pequeno aumento no movimento e uso de usuários: terça-feira, quarta-feira e quinta-feira.

A Sprinklr ainda selecionou os assuntos que mais geram interações na rede social de Mark Zuckerberg. As três primeiras colocações ficam com finanças (31%), e-commerce (28%) e varejo (21%).

 

  • Twitter

O Twitter tem um horário nobre mais definido, ao contrário das outras redes. Quartas e quintas-feiras são os dias mais movimentados por lá. A faixa de horário é das 18:00 às 22:00.

A Sprinklr afirma que identificou também outro pico: quartas e terças-feiras das 21:00 às 00:00. Nesse caso, o Twitter é usado para comentar futebol e reality show. O interessante é observar que o smartphone é usado aqui como segunda tela para interagir com o que está passando na televisão.

O caráter de tempo real do Twitter conta bastante para interações rápidas e que fazem sentido somente dentro de um contexto específico.

Fonte: https://exame.abril.com.br/tecnologia/estudo-desvenda-os-horarios-nobres-das-redes-sociais/

 

E-mail marketing

A CoSchedule fez uma pesquisa para descobrir o melhor horário para disparo de e-mail marketing e chegaram a conclusão que Terças, Quartas e Quintas são os melhores dias, sendo que Terça é o melhor entre os três, veja abaixo.

Imagem originalmente postada no Blog – Neil Patel

 

Sobre horários, a CoSchedule concluiu, nesta mesma pesquisa, que os melhores horários são:

Imagem originalmente postada no Blog do Neil Patel

 

Em resumo, o horário que mais se destaca é o das 10h da manhã, momento que as pessoas já chegaram no trabalho, deram uma limpada na caixa de e-mails e com isso acabam tendo uma probabilidade maior de abrir seu e-mail.

Em segundo lugar vem 20h, seguido de 14h e por fim 6h da manhã. Aposte, teste na sua empresa e acompanhe a evolução da sua performance.

Youtube

Depois de analisar cada um dos seus uploads e recolher o máximo de dados possíveis, A Frederator Networks, empresa que opera mais de 1.300 canais diferentes do YouTube e gera cerca de 120 milhões de visualizações por mês, chegou a algumas informações bem úteis – os melhores horários para postar no Youtube.

Segunda-Quarta-feira: 15h às 17h;

Quinta-Sexta-feira: das 13h às 16h;

Sábado-Domingo: das 9h às 11h.

(Referência horário de Brasília)

Vendas

Em um estudo feito pela RTB House, uma empresa global que fornece tecnologia de última geração para retargeting personalizado, e está presente em mais de 40 mercados globais, constatou que os horários de maior pico de vendas no e-commerce brasileiro é entre 14h e 16h e também entre 20h e 22h.

No estudo, os usuários brasileiros clicaram em anúncios mais vezes às terças-feiras e, às quintas-feiras, tiveram mais propensão de compra.

 

Conclusão

Dias e horários são itens super importantes para você ter um webinar, divulgação de sucesso. Use essas melhores práticas e teste qual gera melhor performance. Claro que outros detalhes são extremamente importantes – dinâmica de apresentação, bom visual de fundo, qualidade de câmera, Ppt bonito, imagens – mas com certeza a divulgação e o webinar sendo feitos no dia e na hora certa, podem gerar muito mais inscritos e, consequentemente, mais potenciais clientes para sua transmissão.

 

Fique por dentro também das nossas iniciativas de conteúdo:

Bate Papo com Especialista em Webinars

Série de webinars semanais destinados para tirar dúvidas sobre diversos temas que envolve nossa plataforma Eventials.

Tema do próximo: Por que a Eventials e não outras plataformas gratuitas?,  Acesse já: http://bit.ly/2wgcTx2

Escola de Webinars

O projeto apresenta aplicações estratégicas do uso webinars no seu negócio, mostrando insights do segmento.

Make Webinars (em breve)

Vídeos curtos focados em apresentar dicas, melhores práticas voltadas para o momento pré, durante e pós webinar.

Aproveito para te convidar para nos acompanhar nas redes sociais. Todos os dias nós publicamoswebinars que estão falando de tendências e que estão bombando na nossa plataforma.

 

Please follow and like us:

Please follow and like us:

Leia também