Webinar de sucesso: Qual a quantidade ideal de inscritos?

Webinar Eventials

O consumo de conteúdo, já há algum tempo, anda passando por grandes mudanças e isso para muitos não é novidade, não é? Estudando o assunto achamos algumas tendências desse movimento, como por exemplo,  materiais mais direcionados e com estruturas mais práticas – “passo a passo”, casos de sucesso, entre outros.

Isso porque paramos de só querer saber os conceitos, mas sim, como pôr em prática – o típico “como eu faço no fim das contas?”.

Por esse motivo é que webinars tornaram-se uma das estratégias de marketing com a maior taxa de conversão do mercado. Webinars são sempre temáticos, focados e direcionados em algum assunto. E por ser ao vivo, você tem a opção de tirar dúvidas em tempo real com o palestrante, aumentando o engajamento com o conteúdo e com os demais espectadores.

Qual a média de conversão com estratégia de Webinars?

Qualquer ação de marketing no fim do dia terá o objetivo de trazer mais conversões para sua empresa. Pensando nisso, fomos olhar o mercado e checar qual é a taxa média de conversão no fundo do funil, ou seja, transformando leads em clientes. Esse número flutua entre 2% e 3%, claro, com variações de segmento para cada segmento. Já webinars atingem uma média de 19% a 22% para mais. É quase 10x mais que o mercado tradicional.

Se formos comparar, também, a taxa média de CPC – custo por conversão , esse número também é bem expressivo. Com a estratégia de webinars esse número chega a ser 3x maior do que o mercado.

Mas, vamos a uma dúvida frequente: Qual a quantidade ideal de inscritos em um Webinar de sucesso? Todo mundo está preocupado com o número de inscritos mas talvez a pergunta correta seja Qual é o tempo ideal de permanência nos meus webinars?

Saber o número de inscritos e participantes em um webinar, não são por si só métricas de sucesso! O ideal é analisar o tempo que a sua audiência ficou ativa em sua transmissão.

Exemplo: Você tem um webinar com 1 mil inscritos, mas destes, apenas 200 participaram de fato, ou seja, apenas 20% do total, destes 200 participantes considere que 60%, a maioria, participou apenas 50% do tempo total da transmissão, e os outros 40% dos participantes assistiram apenas 20%. Será que atingir uma taxa de 50% de interesse é ser um sucesso?

1.000 inscritos  com 200 participantes, destes apenas 60% assistiram metade da transmissão e 40% participaram 20% ou menos.

Mas imaginemos outra situação: Com os mesmos 1 mil inscritos, seu webinar teve 200 espectadores. Destes 200, 100% assistiu 90% da transmissão, o que você conclui?

1.000 inscritos com 200 participantes,
dos quais, 100% assistiu 90% da transmissão

Concluímos que nesse último caso, o seu público teve muito mais interesse e atenção no conteúdo,  por isso, a chance de convertê-los em novos clientes é ainda maior

Mas, muitas pessoas diriam que são poucos espectadores e, por isso, essa ação não foi um sucesso. Nós discordamos!

A porcentagem de permanência está diretamente ligada com o nível de interesse do público perante o conteúdo, ocasionando em maiores conversões.

Por isso, foque em equilibrar quantidade com qualidade!!

Visão por participante – Média em % assistida de cada webinar.

 

O que a taxa de permanência também consegue me trazer de insight?

As dicas que podemos dar são: Olhe os números de forma isolada, analise a experiência de cada participante e tente agrupá-los. Busque identificar o perfil para melhorar o direcionamento de cada conteúdo, isso vai ajudar a construir uma estratégia muito eficaz e, olhe os dados no formato “ao vivo” e no “gravado”, esses números dizem muito sobre a experiência da sua audiência, por exemplo, se o número de participação for maior no gravado é um sinal de que o dia ou o horário do ao vivo não foi uma boa escolha. 

 

Relatório Eventials de Permanência por Participante – valor total em %

 

Outro insight legal é exatamente qual conteúdo não teve tanto interesse na sua apresentação. Se você sabe que a maior parte das pessoas assistiram metade da transmissão, você já sabe que o conteúdo abordado até o meio foi realmente muito interessante e que o restante foi fraco ou perdeu o foco.

 Assim, fica mais fácil concluir quais assuntos você deve retirar, manter ou acrescentar na sua apresentação. 

Conclusão

Webinars são comprovadamente boas estratégias de Marketing. Mas para que esta seja realmente um sucesso, tenha resultado, você precisa fugir do pensamento comum de olhar quantidade de pessoas. O relatório de permanência é um dos relatórios chaves para comprovar aderência do conteúdo, te guiar para mudanças, melhorias e, claro, entender quais são as pessoas ideais para abordagens mais comerciais, com maior chance de conversão.

Quer ver mais detalhes sobre o relatório de permanência? Clique aqui.

 

Outros assuntos que você deve se interessar:

  • Metas e métricas – a definição do sucesso ou fracasso do seu webinar. Clique Aqui
  • Melhores práticas para seu webinar – Parte 1. Clique Aqui
  • Como gerar mais inscrições para seu webinar? Clique Aqui

 

Fique por dentro também das nossas iniciativas de conteúdo:

Bate Papo com Especialista em Webinars

Série de webinars semanais destinados para tirar dúvidas sobre diversos temas que envolve nossa plataforma Eventials.

Tema do último: Gerando Leads com a Eventials, Acesse já: https://goo.gl/E1BMe8

Escola de Webinars

O projeto apresenta aplicações estratégicas do uso webinars no seu negócio, mostrando insights do segmento.

Make Webinars (em breve)

Vídeos curtos focados em apresentar dicas, melhores práticas voltadas para o momento pré, durante e pós webinar.

 

Aproveito para te convidar para nos acompanhar nas redes sociais. Todos os dias nós publicamos webinars que estão falando de tendências e que estão bombando na nossa plataforma.

Acesse: Instagram, Linkedin, Twitter e Facebook.

Please follow and like us:

Leia também