Quanto custa um webinar

Quanto custa um webinar?

Com certeza você já deve ter participado de alguns webinars e se impressionado com o formato e os resultados, certo? Agora você pensa em fazer as suas próprias transmissões presumindo ter apenas o custo da plataforma, mas será que esse é o único investimento que você assumirá no projeto? Pensando nisso que decidimos ajudá-lo a entender quais são as possíveis despesas que deve ser considerado para fazer um webinar de sucesso!

Experimente Grátis a Eventials com Todas as suas Funcionalidades Disponíveis – Clique Aqui

Internet

Com certeza esse é um dos itens mais importantes pois se torna impossível executar webinars sem estar conectado à internet. Quanto maior for a velocidade da conexão, melhor será a experiência. Nós sempre indicamos uma conexão a cabo, pois transmissões realizadas na rede Wi-Fi podem sofrer interrupções indesejadas por causa da oscilação da rede.

A sua conexão precisa ter no mínimo 2 Mbps de upload e 4 Mbps de download. Calma, não precisa se assustar! Hoje é possível encontrar planos com uma velocidade muito superior ao mínimo exigido para uma transmissão. Não é preciso ter um super plano mas também não fique refém da indisponibilidade da rede. Certifique-se sempre de que estará realizando um webinar com a internet cabeada, com certeza evitará gerar uma experiência ruim para sua audiência.

Equipamento

Antes sair pesquisando e contratando uma plataforma, certifique-se de ter um equipamento que atenda aos requisitos mínimos para transmitir um webinar. Os laptops geralmente vêm com câmeras embutidas e microfones para que você não precise se preocupar com isso. Mais tarde, para oferecer uma experiência profissional para a sua audiência, você pode comprar uma câmera externa e um microfone ou algum equipamento que vem com os dois juntos como a Logitech C920.

Plataforma de Webinar

Com o equipamento certo e a conexão atendendo aos requisitos mínimos, é hora de pesquisar e contratar uma plataforma. Muitos provedores oferecem um grande número de planos dependendo do seu perfil e necessidade. É muito importante que neste momento você tenha uma ideia de dinâmica para as transmissões, uma expectativa sobre o número de participantes e o seu alvo bem mapeado, essas informações podem determinar qual é o melhor plano para o seu projeto.

Quanto aos planos e preços, você pode pagar uma taxa mensal, em alguns casos trimestral ou um faturamento anual. Observe que, com os planos anuais, você geralmente obtém um desconto considerável que pode fazer a diferença na conta final.

Bons fornecedores normalmente oferecem uma versão gratuíta entre 10 à 30 dias. Então, antes de escolher a plataforma você terá a oportunidade de testar a solução gratuitamente para garantir que atenda a todas as suas necessidades. Certifique-se de que a sua plataforma ofereça funcionalidades que irão ajudá-lo a cada passo do caminho – antes, durante e após o webinar.  

Tempo, conhecimento e recursos extras

O processo de criação e produção do conteúdo também envolve investimento. Estimar quanto vale o seu tempo e os conhecimentos envolvidos faz parte e precisa ser considerado na conta, principalmente se você utilizar os webinars para vender uma palestra ou um curso.

Pensando em recursos extras, você tem planejado usar fotos ou vídeos na sua apresentação? Se sim, você pode fazer uso de seus próprios recursos ou fotos grátis. Mas se preferir comprar, inclua seu preço no custo total do webinar.

Promoção do Webinar

Todo mundo sabe que a divulgação é o segredo do negócio. Custa algum dinheiro? Sim e não. Se você tem um grande volume de seguidores nas redes sociais que são participantes em potencial, é só publicar sobre o webinar em suas páginas que não vai custar um único centavo.

Se você quiser entrar em contato com uma audiência fora da sua comunidade, você pode utilizar publicações patrocinadas em diversos outros canais além das redes sociais. Você paga por eles, mas somente depois que alguém  realmente clicar no seu anúncio.

Parceiros também são uma excelente forma de trabalhar sua divulgação. Muitas empresas possuem interesses em comum, então use essas oportunidades para unir forças e alcançar um número maior de audiência.

Palestrantes Convidados e Assistentes

Algumas vezes para alcançar um público segmentado ou abordar conteúdos específicos é necessário contar com um palestrante especialista do mercado e isso quer dizer que talvez você tenha que investir de alguma forma. Nem sempre os palestrantes cobram pelo conteúdo da palestra mas será necessário assumir custos de hospedagem, transporte e em alguns casos alimentação.

Resumindo

Ao estruturar seu projeto de webinars, você precisa considerar os custos para começar. Valide o que você já tem em mãos e em seguida analise suas necessidades e prioridades. Se você está curioso para saber qual é o custo da Eventials e quais planos você pode escolher, consulte os nessa tabela. Lembre-se, o mais importante é começar!

 

Sua empresa precisa ter um canal de vídeos online.

Please follow and like us:
 

Leia também