Saiba como aprender outras atividades com facilidade

Saiba como aprender outras atividades com facilidade

Se você tivesse facilidade em aprender outras atividades, o que faria?

Poderia estudar outras línguas sem se preocupar, praticaria esportes como surf e ginástica olímpica, ou tocaria algum instrumento, bateria ou violão, por exemplo, sem medo ou empecilho algum. Mas, cá entre nós, sabemos que nenhuma dessas tarefas é muito simples. Elas requerem tempo, disposição e paciência.

 

Ok, talvez não dê para assimilar tudo ao mesmo tempo, mas pesquisadores da Universidade College London já encontraram algumas formas de facilitar a aprendizagem. De acordo com um artigo publicado na Revista Galileu, especialistas de memória fizeram alguns experimentos para descobrir qual é a maneira mais fácil e eficiente de memorizar informações.

 

Estudiosos do mundo todo foram selecionados para participar da competição. Cada um era responsável por um grupo de voluntários que precisava memorizar uma lista de 80 palavras em lituano, durante uma hora e, lembrar delas uma semana mais tarde. Para conseguir, os grupos não focaram em uma técnica apenas, mas combinaram outras estratégias.

Confira as que podem ser adotadas no nosso dia a dia:

Reconheça que você não sabe

Durante o experimento os participantes não tinham nenhuma informação sobre o significado das palavras em lituano e mesmo assim precisavam adivinhar. Obviamente o resultado não foi certeiro nas primeiras vezes, mas estudos psicológicos mostraram que os erros iniciais podem fazer sentido mais tarde.

Reconhecer que não sabe sobre o assunto, deixa a mente ativa, o que ajuda na memorização das informações. Quando realizamos uma tarefa complexa, ficamos mais atentos e firmes para lembrarmos da informação mais tarde, quando precisarmos novamente.

 

Faça pausas estratégicas

Um dos grupos teve algumas pausas durante a memorização das palavras e pôde assistir a vídeos relaxantes. Dessa forma o pesquisador evitou que os participantes ficassem cansados e levou-os a absorver melhor as informações aprendidas, oque facilitou o aprendizado.

 

De grão em grão…

Outra estratégia apontada na pesquisa é estudar o conteúdo pouco a pouco, processando as informações em porções pequenas. Por quê? Porque é melhor usar o seu tempo para aprender assuntos variados, do que usá-lo apenas para um conteúdo específico.

 

Storytelling

Sejamos francos… É muito mais fácil memorizar uma história do que tópicos. Quando lemos uma narrativa, nos envolvemos com ela, diferente de tópicos, que decoramos e esquecemos com facilidade. Durante o experimento, um dos grupos precisou construir uma história com as palavras aprendidas e, como o esperado, a atividade ajudou muito na memorização.

Portanto, usar a criatividade para criar uma história com o que você aprendeu, será mais divertido e bem mais fácil.

 

Com essas dicas fica muito mais fácil aproveitar o conteúdo disponível no site da Eventials. Lá você encontra webinars sobre assuntos variados, como filosofia, idiomas, fotografia, marketing, entre outros. Acesse e expanda seu conhecimento!

 

Ps.: se você não sabe o que é storytelling, mas ficou curioso, publicamos uma série de posts sobre o tema. Confira!

Please follow and like us:

Leia também