Saiba por que conhecer o público-alvo é importante

A produção de um webinar passa por algumas etapas até estar disponível. Inicialmente você analisa o conteúdo, divide nos slides, define o que irá falar, ensaia e pesquisa eventuais dúvidas dos espectadores. Contudo, desconsiderar a pesquisa de público-alvo é uma atitude comum e pode prejudicar todas as outras partes do processo. Afinal, como é possível preparar uma apresentação se você não sabe quem lhe ouve?

Imagine a dificuldade de ser compreendido ao falar em português para chineses ou, ainda, fazer uma apresentação para crianças sobre cálculo avançado. Obviamente são exemplos exagerados, porém, em menor escala, é o que acontece quando você desconsidera a platéia na hora da produção e execução de um webinar. Logo, se você quer aumentar sua taxa de conversão e engajamento, busque obter o mínimo de informações para apoiar seu planejamento.

Através de ferramentas para pesquisas e análises é possível conhecer qual é o perfil do seu público e atingir melhores resultados. Às vezes você acredita que sua apresentação é focada para especialistas, mas, efetivamente, está direcionada para iniciantes. Por esse motivo, mesmo deixando passar a pesquisa prévia, procure obter um feedback daqueles que consomem seu material. Ao conhecer quem lhe acompanha você será capaz de refinar e aprimorar seu webinar.

Como posso identificar meu público-alvo?

Comece listando as informações que você precisa ou quer descobrir e as transcreva em perguntas. Pense em questões que abordem estilo de vida, escolaridade e renda para construir um bom panorama. Aprofunde-se o quanto for possível; para isso considere a relevância das informações para não perder a objetividade.

Após a elaboração você pode buscar algumas formas para obter as respostas. Caso elabore de 10 a 15 questões, cuidando para não tornar muito extenso, utilizar os formulários do Google pode ser um bom método. Em seguida, divulge através das redes sociais, direcionando para os interessados no material do seu webinar.

Outra opção é ter um site próprio com esses questionários ou então optar por uma abordagem mais pessoal e trocar e-mails com alguns interessados. Sempre considerando que o usuário é preguiçoso, pense quantas vezes você deixou de acessar um conteúdo apenas por ter que fazer um cadastro. Então facilite ao máximo qualquer processo escolhido.

Uma estratégia para estimular a participação na pesquisa é desenvolver uma prévia do webinar, esse que ficará disponível para aqueles que lhe ajudarem a entender sua audiência. Na Eventials isso é fácil, sendo que você consegue fazer transmissões privadas, notificar e controlar os participantes. Assim abre a possibilidade de oferecer um conteúdo exclusivo, liberando o acesso para quem lhe forneceu algum tipo de contribuição.

Apesar do trabalho extra, o resultado será um material de maior qualidade. E, sabendo exatamente quem escuta sua voz, sua chances de sucesso definitivamente irão aumentar.

Please follow and like us:

Leia também