Storytelling – Capítulo I – Era uma vez

Introdução ao Storytelling para webinars

Já ouviu falar sobre storytelling? Ainda não? Fique tranquilo! Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse universo em uma série de postagens, mas antes nos deixe contar uma história:

 

Era uma vez um professor que todos os dias procurava uma forma diferente de dar aulas. Uma vez resolveu usar a internet. Funcionou e ficou conhecido, mas tinha um problema, precisava achar uma plataforma digital que tivesse os recursos ideais para as suas aulas online. Foi então que finalmente ele descobriu a Eventials e resolveu seus problemas.

 

As informações acima poderiam ser transmitidas da seguinte forma:

A Eventials é uma plataforma digital que tem os recursos que todo professor precisa para dar suas aulas online.

Contudo, qual das duas situações apresenta um maior apelo com a audiência? Concorda que seria a primeira opção?

A narrativa humaniza o conteúdo e faz com que o usuário se projete no lugar do personagem, alinhando seus desejos reais através da narrativa. Essa é a função do storytelling e esse pode ser o elemento chave para atrair audiência no seu webinar.

Experimente Grátis a Eventials com Todas as suas Funcionalidades Disponíveis – Clique Aqui

Ao longo dos séculos as histórias vêm motivando e inspirando, servindo como referência da transmissão do conhecimento por gerações. Assim, devemos pensar em uma maneira de contar histórias para atingir resultados. Afinal, cada pessoa idealiza o cenário dos acontecimentos a partir de sua imaginação e isso simplifica a absorção do conteúdo, permitindo que o público se lembre das informações com maior facilidade. De acordo com o livro “The Storytelling Method” de Matt Morris: “Contadores de história usam tanto a fala quanto a linguagem corporal para expressar os acontecimentos e personagens da história, muitas vezes através de movimento físico e de vocalização”.

Ou seja, através do tom, do ritmo, das palavras e dos movimentos executados, a mensagem para sua audiência será diferente, fato que deve ser aproveitado para frisar e destacar o conteúdo mais relevante.

Por isso, fique atento às reações do seu público e encontre a melhor forma de interagir. Em resumo o storytelling permitirá que você quebre o gelo dos seus webinars, aproximando o os expectadores da sua realidade, humanizando e tornando seu produto algo tangível para sua audiência. Siga a tradição e faça seus vídeos de forma criativa, aprendendo com os antigos a forma de passar o conhecimento. Técnicas para fazer isso? Bom ai já é outra história, e você não gostaria de chegar ao final tão

rápido, certo? Até a próxima. 😉

Confira mais textos sobre o assunto: | Como construir uma narrativa usando o Storytelling| Toda história é uma jornada| Prepare seu webinar com Storytelling

Como engajar colaboradores em treinamentos corporativos

Please follow and like us:

Leia também