Vendas durante um webinar: 5 erros que atrapalham seu negócio

Vendas durante um webinar

Dentre as diversas fases de divulgação de um produto digital, uma das mais importantes é o webinar. Nas transmissões ao vivo, é possível tirar dúvidas, explicar de forma mais direta os benefícios do produto e ainda estabelecer um contato direto com os prováveis clientes.

Esse último quesito é de fundamental importância, já que a imagem do produtor deve gerar confiança e credibilidade tanto quanto a eficiência do produto ofertado. No entanto, embora muitos produtores e afiliados digitais saibam da importância do webinar, alguns erros podem diminuir consideravelmente suas vendas.

A maior parte desses erros ocorre pela falta de preparo e de experiência nesse tipo de transmissão. Algumas pessoas têm dificuldades em se expressar, o que gera insegurança, nervosismo e outros sintomas que só são descobertos quando o webinar começa.

Porém, saiba que é possível se preparar antes de começar uma transmissão ao vivo, e para te ajudar nessa estratégia, trouxemos os 5 erros mais comuns que podem diminuir suas vendas durante um webinar. Esperamos que, ao final deste artigo, você consiga pensar em maneiras de evitá-los para que sua divulgação fique perfeita e você venda muito!

Primeiros passos para preparar um webinar

Antes de falarmos sobre os erros que podem diminuir suas vendas durante um webinar, é preciso mostrar um pouco o processo de preparação para uma transmissão ao vivo.

Cada produtor desenvolve suas próprias técnicas de preparação antes de lançar seu webinar e começar a transmissão em si. Alguns apelam para técnicas de oratória e de expressão verbal e corporal, buscando melhorar sua capacidade comunicativa.

Embora esse processo seja subjetivo, várias ações preparatórias costumam surtir efeito, e veremos aqui algumas delas:

Domínio total sobre o produto digital

Embora pareça óbvio, nem sempre o produtor ou o afiliado tem o domínio total sobre seu produto, e isso, certamente, implicará na diminuição de suas vendas durante o webinar.

É preciso que você conheça realmente o produto, desde seu desenvolvimento, seus detalhes técnicos e específicos e todas suas variáveis de utilização. Esse é o primeiro e vital passo rumo a um webinar de sucesso.

Ensaio da apresentação

Outro passo fundamental para um bom webinar é ensaiar de antemão a apresentação. Isso implica em conhecer bem a plataforma e seus recursos, ter certeza de que as câmeras escolhidas para a transmissão estão funcionando, preparar a iluminação, e principalmente, ter tranquilidade e clareza na passagem dos conteúdos.

Se a apresentação incluir imagens, vídeos e outras mídias, é fundamental testar e testar novamente todas elas, para evitar problemas durante a apresentação.

Outra dica importante é gravar um vídeo com as falas e o conteúdo, assistir e fazer as correções necessárias. Com esses cuidados e com um pouco de prática, podem ser evitados muitos erros que podem ocorrer durante seu webinar.

Ter respostas para todas as perguntas

Ao fazer uma apresentação em um webinar, é importante que você tenha em mente que os participantes podem fazer qualquer tipo de pergunta. Talvez até sem muita relação com o produto, afinal, é durante a transmissão que os participantes irão testar seus conhecimentos a respeito daquele assunto.

Portanto, tente prever ao máximo toda e qualquer indagação que possa ser feita para não ser pego de surpresa. Prepare também respostas para perguntas que não tenham explicação ou relevância no momento, sendo polido e educado durante todo o tempo da apresentação.

Erros que atrapalham suas vendas

Agora que já vimos alguns dos requisitos básicos para uma transmissão ao vivo, vamos passar para os erros mais frequentes que podem prejudicar suas vendas durante um webinar.

1. Exagerar no foco sobre a marca

O planejamento do conteúdo de um webinar exige estratégia e uma perfeita distribuição do tempo.

Os participantes estarão muito mais interessados nos benefícios e qualidades do produto que você vai oferecer do que em longas histórias sobre o processo de criação ou sobre o desenvolvimento da marca. É claro que, se você quiser, esses itens podem ser abordados, mas com um tempo definido e apenas para legitimar o produto final.

Portanto, estabeleça um roteiro com a minutagem sobre cada tópico e siga-o rigorosamente. Procure ser bem objetivo e sucinto, ressaltando os pontos fundamentais sem exageros ou excessos. O maior tempo deve ser dedicado às soluções efetivas que o produto trará para a vida das pessoas e é nisso que você precisa se concentrar.

2. Descuidar da parte técnica

Um dos erros mais frequentes que podem diminuir suas vendas durante um webinar é o descuido com a parte técnica. Nisto estão incluídos problemas com o servidor, que cai com frequência, com os microfones mal equalizados e que não permitem uma perfeita transmissão, a webcam que pode estar fora de foco ou desajustada, a baixa iluminação e mais uma infinidade de problemas técnicos que irão prejudicar sua apresentação.

O antídoto para todos esses problemas que podem inclusive inviabilizar seu webinar e diminuir suas vendas é testar cada um dos componentes que serão utilizados. Isso inclui as mídias que farão parte da apresentação e, em geral, elas estão entre as campeãs de problemas.

Muitas vezes, é mais viável simplificar um pouco a apresentação e ter a garantia de que tudo funcionará a contento do que ter uma parafernália tecnológica que pode te deixar na mão na hora que você mais precisa.

Outro opção, que pode ser ainda mais eficiente, é escolher uma plataforma de webinar (Psiu…indicamos a Eventials…rs) que já está preparada para toda sua transmissão. Assim, você não passará a maior parte de seu tempo pensando na parte técnica e poderá se dedicar mais ao tema que abordará.

3. Não abrir espaço para os participantes

É fundamental lembrar que o webinar é um caminho de mão dupla: de um lado, você buscando aumentar as vendas de seu produto, e de outro, os potenciais consumidores desse produto.

Um erro muito comum que pode atrapalhar suas vendas é deixar de ouvir os participantes, ou deixar um tempo muito curto para as perguntas e sugestões.

Para corrigir isso, vamos voltar ao planejamento do conteúdo e deixar um pouco de tempo depois de cada tópico para a interação com os participantes.

Um webinar não precisa ser apenas uma palestra. Você pode fazer como uma exposição, e a participação efetiva dos outros membros na plataforma deixará o evento muito mais dinâmico e produtivo.

4. Perder a concentração

Outro problema muito frequente e que pode diminuir suas vendas durante um webinar é se você perder a concentração em alguma etapa da apresentação.

O responsável estará controlando diversas ações simultaneamente, e ao mesmo tempo, estará falando o que foi programado durante a explanação. Para que tudo saia de acordo com o planejado, é preciso ter foco e concentração, estar totalmente compenetrado em todo o período do webinar.

Um local apropriado e isolado acusticamente é mais apropriado para a transmissão, já que a ausência de ruídos externos facilita a concentração. Respirar corretamente e dominar totalmente todos o conteúdo também ajuda a evitar os famigerados “brancos” e diminui a margem de erro.

5. Não preparar o local adequadamente

Embora seja possível adotar um tom mais informal durante um webinar, alguns cuidados precisam ser tomados em relação ao local para que seja mantido um mínimo de qualidade em todos os elementos.

Não há problema nenhum em fazer a transmissão de seu escritório ou na sala de sua casa, desde que não existam barulhos ou interferências que podem diminuir suas vendas, completando a dica do tópico anterior

O ideal é preparar um espaço sóbrio e sem muitas informações visuais, já que isso pode tirar a atenção dos participantes sobre o que é mais importante: seu produto. Portanto, tire um tempo para a preparação do espaço da transmissão, evitando assim problemas e constrangimentos durante o webinar.

A prática leva à perfeição

O webinar é uma ferramenta extremamente eficiente para a comercialização de seu produto digital, e o melhor, pode ser feito de qualquer lugar que tenha acesso à internet, desde que esse local seja adequado. Isso te ajudará a atingir um público maior que possa estar em qualquer lugar do mundo.

Muitas pessoas deixam de utilizar esse poderoso aliado em função da falta de experiência, do medo de falar em público ou de se confundir com a parte técnica durante a apresentação.

Todos esses temores são naturais e podem ser combatidos com ações simples e acessíveis, já que não se pode abrir mão de tal ferramenta. Uma dica valiosa é começar a praticar com bastante antecedência, fazendo transmissões e chats com várias pessoas antes de partir para o webinar.

Apresentações físicas, com membros da família ou amigos, também ajudam a melhorar a capacidade de falar em público e a desenvoltura vocal e corporal.

Portanto, marque alguns eventos informais para que você possa colocar essas dicas em prática e ouvir o feedback das pessoas próximas, o que auxiliará muito na correção de eventuais problemas e equívocos.

Busque mais informação e conhecimento

Você viu aqui alguns erros que podem diminuir suas vendas durante um webinar e também, algumas sugestões de possíveis correções. Agora, avalie seus pontos fortes e fracos e busque a melhoria constante para que, em pouco tempo, você domine totalmente essa expertise, potencializando cada vez mais suas ferramentas de incremento de vendas.

Existe muito espaço para melhorias na apresentação de webinars e novos formatos e tecnologias são implementadas constantemente, tudo para te ajudar a aumentar seu alcance de público e vendas.

Então, busque novas referências, fique atento às novidades e pratique muito. Certamente, isso fará com que você utilize essa ferramenta como uma excelente aliada em sua jornada de empreendedor digital.

Para saber mais sobre vendas online, aproveite para ler o artigo com um guia completo para fazer sua primeira venda pela internet.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Qual é a importância do vídeo na estratégia do negócio?

 

Please follow and like us:
 

Leia também