Vídeos ao vivo no combate a evasão de cursos on-line

Vídeos ao vivo no combate a evasão de cursos on-line

Em tempos de crise, manter um negócio em franca expansão é uma façanha para poucos mercados no Brasil. Um fator determinante para que empresas continuem a crescer, mesmo em tempo de vacas magras, é o projeto de treinamento e capacitação de colaboradores.

Buscando aumentar a eficiência para ter resultados cada vez melhores, empresas “pensantes” investem em treinamento. Segundo estudo realizado pelaAssociação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o investimento em T&D cresceu aproximadamente 30% entre 2015 e 2017. O volume de treinamentos no Brasil tem aumentado consideravelmente, passando de 16 horas para 22 horas em média.

Agende seu primeiro treinamento. Experimente a Eventials gratuitamente!

O cenário é positivo mas, nem tudo é um “mar de rosas”, certo?! A evasão, ou seja, o abandono do curso durante seu desenvolvimento, é o maior desafio enfrentado por instituições de ensino e empresas que usam o sistema EAD para capacitar colaboradores. Segundo o Censo EAD, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), os 3 principais motivos são:

  • Falta de tempo para estudar e participar;
  • Acúmulo de atividades no trabalho;
  • Não adaptação à metodologia.

Então, como combater a evasão e reter mais colaboradores nos cursos e treinamentos?

Um estratégia que tem sido amplamente utilizada é o uso de “live streaming”. Vídeos são um formato familiar para todos nós, pois por serem “ao vivo” tornam-se uma poderosa ferramenta para engajar colaboradores, proporcionando:

  • sensação de pertencimento ao grupo;
  • compromisso social;
  • organização e disciplina nos estudos.

Objetividade e participação são o segredo para o sucesso. A interação em tempo real quebra o paradigma de que a aprendizagem online é isolada, criando a sensação de pertencimento ao grupo. O colaborador se sente seguro ao tirar dúvidas instantaneamente.

Além disso, contribui para a assiduidade, fator importante para equipes dispersas geograficamente. Transmissões ao vivo criam uma pressão social que incentiva a participação. Afinal, ninguém quer ser o único a não participar de um alinhamento geral da estratégia ou do lançamento de um novo produto.

Portanto, se você quer que a sua empresa cresça mesmo durante a crise, você precisa treinar seus colaboradores com live videos.

Como gamificação e webinars podem ajudar no processo de aprendizagem?

Please follow and like us:
 

Leia também