Cancel my registration
Do you wish to cancel your registration?

The transmission will begin automatically in

Please wait!

In a few moments the transmission will begin automatically.

It was not possible to connect the slides.

Try again later.

recorded Live paused reconnecting

Auditoria operacional aplicada ao con...

Do you want to end the transmission?

By finishing the streaming you can't continue streaming anymore.

This device is not supported.

Auditoria operacional aplicada ao controle de perdas de um sistema de abastecimento de água

    • 05/05/2020 at 10:00 a.m.
    • Recorded on May 5, 2020, 10 a.m.
    • 1013 views
Materiais
Description

ABES Conecta: Auditoria operacional aplicada ao controle de perdas de um sistema de abastecimento de água

 

Mediador: Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética

Palestrante: Mário Augusto Bággio, sócio gerente da HWater Solutions e da WaterDB Education Solutions

Realização: Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética

O controle e a redução de perdas de um sistema de abastecimento exigem uma série de procedimentos técnicos que, se não forem bem planejados,  levarão a resultados bem diferentes das metas estabelecidas. O primeiro passo de um bom planejamento  é a elaboração de um diagnóstico consistente, confiável e elaborado de acordo com as melhores práticas, ao qual denominamos “Auditoria de Controle de Perdas de um Sistema de Abastecimento”.

Para desenvolver este tema, a Câmara temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética convidou um grande especialista no assunto, que não apenas atua diretamente na área, como também ministra cursos sobre o assunto: o Engº Mário Augusto Bággio.

Mário Augusto Baggio é Sócio Gerente da HWater Solutions e da WaterDB Education Solutions (www.waterdb.com.br), empresas especializadas na geração de valor a todas as partes interessadas dos operadores de saneamento. Atua há mais de 22 anos no mercado brasileiro e latino-americano, com vasto currículo em consultoria, educação presencial e à distância, formulação de estratégias para redução de perdas, operação de sistemas de abastecimento e redução de perdas por contratos de performance.

Neste Webinar serão abordadas questões muito importantes, começando pelos métodos de auditoria, abordando Modelagem Hidráulica (conceitos, forma de execução e análise), Balanço Hídrico (conceitos, construção de balanços hídricos Bottom-Up e Top-Down, análise de consistência), Nível Econômico de Perdas –NEP (conceitos, análise pelo Método Wyatt, pelo Método Clássico, pelo Método Wyatt-Rita Cavaleiro, análises do NEP referentes a Perdas Reais/Aparentes/Totais e definição de metas de perdas a partir do NEP).

Após a sua explanação, o Engº Mário Baggio responderá a perguntas elaboradas pelos participantes, com a mediação do Engº Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara temática de Gestão de Perdas da ABES-Nacional.

 

Sobre Mário Augusto Bággio:

É sócio gerente da HWater Solutions e da WaterDB Education Solutions (www.waterdb.com.br), empresas especializadas na geração de valor a todas as partes interessadas dos operadores de saneamento, há mais de 22 anos no mercado brasileiro e latino-americano, com foco em: i) Execução de obras na modalidade CONTRATOS DE PERFORMANCE para controle de perdas e eficiência energética; ii) Educação presencial, à distância e blended learning; iii) Consultoria em métodos de solução de problemas, visando “bater metas”; iv) BI - Inteligência no negócio, a partir da implantação de softwares de análise e síntese. Autor de livros sobre i) Formulação e Execução de Estratégias de Controle de Perdas aplicado a Dirigentes e Gerentes; ii) Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário; iii) Gestão Integral da Micro e da Macromedição; iv) Métodos de Solução de Problemas; v) Método de Análise e Solução de Problemas aplicado ao Combate às Perdas – MASP_P; v) Metodologia de determinação do NPE - Nível de perda econômica. Formação Green Belt na Metodologia Six Sigma, Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ – Ciclo 2007 e 2008, Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde – OPS para a América Latina e Caribe, Ex-Coordenador da Fundação Nacional da Saúde - Regional Paraná, Ex-Diretor de Operações e Técnico da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, Ex-Docente da Universidade Estadual de Londrina, Pós-Graduado em Engenharia Hidráulica pela Faculdade Politécnica da USP/SP e formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina/PR.

 

Sobre Ricardo Röver Machado:

Engenheiro civil. Trabalha na Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN por 34 anos, período no qual trabalhou como coordenador operacional, responsável pelos sistemas de abastecimento, superintendente regional e diretor de operações. Coordena hoje o Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade, vinculado à Diretoria de Operações. Possui MBA em Gestão e Negociação Empresarial, é vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) e coordena a Câmara Temática Nacional de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES. Também é instrutor do "Curso Básico de Controle e Redução de Perdas" – EAD (educação a distância) da UNIABES.

 

 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar.

O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis. 

Category Nature
Show more
Organized by
  • ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

    A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento

Do you want to broadcast live?
Make your own webinars

Try it free for 10 days
Please wait