Cancel my registration
Do you wish to cancel your registration?

The transmission will begin automatically in

Please wait!

In a few moments the transmission will begin automatically.

It was not possible to connect the slides.

Try again later.

recorded Live paused reconnecting

Ferramenta GISWATER para Gestão de si...

Do you want to end the transmission?

By finishing the streaming you can't continue streaming anymore.

This device is not supported.

Ferramenta GISWATER para Gestão de sistemas de abastecimento e melhoria da eficiência operacional

    • 05/27/2020 at 10:00 a.m.
    • Recorded on May 27, 2020, 10 a.m.
    • 1053 views
Materiais
Description

ABES Conecta: Ferramenta GISWATER para Gestão de sistemas de abastecimento e melhoria da eficiência operacional

Moderador: Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de  Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética e vice-presidente da ABES-RS  

Palestrantes

Luiz Roberto Gravina Pladevall, vice-presidente da ABES-SP

Edson Victor de Souza, engenheiro especialista em Modelagem Hidráulica

 

Realização: Câmara Temática de  Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética

O GISWATER é uma ferramenta de gestão para a implantação, atualização ou adequação do cadastro técnico, de maneira georreferenciada, de sistemas de distribuição de água, possibilitando sua integração com a modelagem hidráulica do sistema, utilizando apenas software livres, que permitem customização pelo usuário buscando a melhor personalização, com o objetivo de melhorar a gestão operacional, além de permitir o registro de intervenções operacionais, aprimorando também a operação destes sistemas.

O sistema GISWATER consiste na integração do software de georreferenc’ iamento QGIS, utilizado para cadastramento técnico de sistemas de abastecimento, e do software de modelagem hidráulica EPANET, através da estruturação das tabelas geradas no driver de integração GISWATER e armazenadas no banco de dados PostgreSQL, permitindo ainda a integração com outros bancos de dados externos e o registro de informações operacionais que auxiliam na adequada caracterização do sistema.

Neste sentido, o GISWATER dispõe de ferramentas que agilizam a geração de base cadastral georreferenciada confiável, permitindo, desta forma, a integração entre o cadastro técnico e comercial, e também com todos os bancos de dados da companhia. Isso possibilita ao gestor o acompanhamento e o monitoramento do sistema de abastecimento de água (de maneira on line), inclusive, com simulações hidráulicas, permitindo a geração automática de mapas temáticos e de indicadores de desempenho, sendo efetiva a melhoria da eficiência operacional e do controle de perdas de água.

O GISWATER está implantado no Brasil, no SAESA – São Caetano do Sul, na SANEAGO, na COSANPA (em implantação) e na Espanha, em 167 municípios da Catalunha.

 

Sobre os participantes:

Luiz Roberto Gravina Pladevall

Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (1985), com MBA em Direção de Empresas de Engenharia (2003), também na FAAP. Iniciou sua carreira na área de projetos de saneamento básico em agosto de 1982 como estagiário do departamento de saneamento da Sondotécnica S/A, passando a engenheiro deste departamento a partir de janeiro de 1986. Trabalhou na Sondotécnica até agosto de 1993 onde participou de vários projetos de grande porte como engenheiro e coordenador de equipes multidisciplinares. A partir desta data, tornou-se sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções empresa especializada em consultoria, projetos e serviços de infraestrutura urbana, posição que ocupa até hoje. É Presidente da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente desde 2.011, atualmente também é Vice-presidente da ABES-SP – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo e Vice-presidente de Engenharia do SIANENCO (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) - Regional São Paulo.

Edson Victor de Souza

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de São Paulo – FESP (2000), com Mestrado em Engenharia Civil (área de Hidráulica e Recursos) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008) e com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (2015). Iniciou sua carreira na área de estudos e projetos de saneamento básico em 1996 como estagiário do departamento de engenharia da Unidade de Negócio Leste da Sabesp. Depois, entre 1997 e 2016, trabalhou na empresa HAGAPLAN, inicialmente como estagiário, depois engenheiro, coordenador de contrato, gerente técnico e diretor comercial. Desde janeiro de 2017 é gestor de contrato na CPS Engenharia e Soluções, empresa especializada em consultoria, projetos e serviços de infraestrutura urbana, sendo Diretor desse janeiro de 2018, posição que ocupa até hoje. Ao longo de mais de 20 anos, acumula experiência em: coordenação e gestão de contratos; modelagens matemáticas de sistemas de abastecimento de água; utilização do GISWATER e demais softwares agregados (QGIS, PostgreSQL e Epanet); estudos e projetos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

 

Ricardo Röver Machado:

Engenheiro civil. Trabalha na Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN por 34 anos, período no qual trabalhou como coordenador operacional, responsável pelos sistemas de abastecimento, superintendente regional e diretor de operações. Coordena hoje o Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade, vinculado à Diretoria de Operações. Possui MBA em Gestão e Negociação Empresarial, é vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) e coordena a Câmara Temática Nacional de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES. Também é instrutor do "Curso Básico de Controle e Redução de Perdas" – EAD (educação a distância) da UNIABES.

 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

Para este evento não serão emitidos certificados.

Category Nature
Show more
Organized by
  • ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

    A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento

Do you want to broadcast live?
Make your own webinars

Try it free for 10 days
Please wait