Planos Municipais de Saneamento Básic...
Planos Municipais de Saneamento Básico: Drenagem Urbana e os projetos para prevenção e mitigação de inundações
-
- 05/20/2020 at 04:00 p.m.
- Recorded on May 20, 2020, 4 p.m.
-
- 1621 views
Description
ABES Conecta: Planos Municipais de Saneamento Básico: Drenagem Urbana e os projetos para prevenção e mitigação de inundações
Realização: ABES Seção Minas Gerais
Moderadores: Rogério Pena Siqueira, Presidente da ABES-MG, e Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki, coordenador da Câmara Temática de Drenagem da ABES.
Palestrantes:
Weber Coutinho, Consultor ambiental e professor
Ricardo de Miranda Aroeira, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saneamento de BH
A proposta é promover um debate sobre as inundações nos centros urbanos, suas causas, consequências e soluções para mitigação de danos. Os especialistas pontuarão os seguintes aspectos:
• a importância da regulamentação da Drenagem Urbana no Plano Municipal de Saneamento Básico;
• os sistemas de micro e macro drenagem;
• a evolução das alternativas;
• drenagem sustentável;
• problemas para a implantação de um sistema de drenagem eficaz em áreas urbanas já consolidadas, citando Belo horizonte;
• efeitos da impermeabilização do solo nessas áreas, em especial, frente às Mudanças Climáticas;
• efeitos da ocupação urbana desordenada nos fundos de vale;
• atuação da Prefeitura de Belo Horizonte para mitigação das inundações.
Sobre os participantes:
Weber Coutinho
Consultor ambiental e professor de cursos de curta duração, na área de Meio Ambiente e Saneamento pela ABES-MG; engenheiro civil, especialista em Engenharia Sanitária e em Urbanismo, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com longa experiência profissional na iniciativa privada, no poder público e na área acadêmica. Na iniciativa privada, atuou como coordenador e gerente de projetos e obras nas áreas de Saneamento e Meio Ambiente. No poder público, como gerente de planejamento e monitoramento ambiental, tendo atuado na coordenação de políticas públicas voltadas para a recuperação de bacias hidrográficas, monitoramento da qualidade de água, educação e controle ambiental e, ainda, em programas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Na área acadêmica, atuou como professor em diversas instituições de ensino superior e técnico, de disciplinas relacionadas ao saneamento, recursos hídricos, tecnologias limpas e gestão ambiental.
Ricardo de Miranda Aroeira
Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saneamento de BH; Coordenador Executivo do Programa DRENURBS (PBH/BID) e Diretor de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura/PBH. Engenheiro Civil pela EEUFMG, em 1981; atuou em projetos e consultorias na área do saneamento ambiental. Servidor Público da PBH desde 1994, ocupa-se de funções de coordenação na gestão e planejamento das ações de saneamento no Município, inclusive atuando na concepção e implementação da Política Municipal de Saneamento de BH, e respondendo pela Diretoria de Projetos da SUDECAP (2013/2015).
Rogério Pena Siqueira
Engenheiro e mestre em Construção Civil, pela FUMEC; pós-graduado na mesma escola, em Qualidade e Produtividade na Construção Civil; formou-se em Políticas Públicas na Fundação João Pinheiro, e como Auditor Ambiental Internacional na PROENCO BRASIL/SP; atual presidente da Seção Minas Gerais da ABES.
Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki
Engenheiro civil e pós-graduado pela Escola Politécnica da USP é consultor especializado em planos, projetos e pesquisas nas áreas de recursos hídricos, qualidade da água, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.
Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar.
O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis.
Organized by
-
-
ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento