Cancel my registration
Do you wish to cancel your registration?

The transmission will begin automatically in

Please wait!

In a few moments the transmission will begin automatically.

It was not possible to connect the slides.

Try again later.

recorded Live paused reconnecting

Sisar, uma ideia que deu certo!

Do you want to end the transmission?

By finishing the streaming you can't continue streaming anymore.

This device is not supported.

Sisar, uma ideia que deu certo!

    • 05/12/2020 at 02:00 p.m.
    • Recorded on May 12, 2020, 2 p.m.
    • 1458 views
Materiais
Description

ABES Conecta: Sisar, uma ideia que deu certo!

 

Mediadora: Mônica Bicalho P. Rodrigues, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Saneamento Rural

Palestrantes: 

Juliana Menezes Garrido, especialista Senior em água e saneamento da Prática Global de Água e Saneamento do Banco Mundial

Otaciana Ribeiro Alves, gerente de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE 

Helder dos Santos Cortez, diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGEC 

Cícero Alves da Silva, Presidente do Sisar de Crateús/CE

Marcondes Ribeiro Lima, Presidente do Instituto Sisar

 

Realização: Câmara Temática da ABES de Saneamento Rural 

 

Juliana Menezes Garrido

Mestre em Recursos Hídricos e Tecnologia Ambiental pela Universidade de Brasília. Pós-Graduação Lato Sensu Gestão de Programas Ambientais pela Universidade Católica de Salvador. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia. Banco Mundial: Cargo de especialista sênior em água e saneamento da Prática Global de Água e Saneamento, atuando na  América Latina. Desenvolve trabalhos com o Banco desde 2002. Coordenadora do estudo sobre modelos de gestão de abastecimento de água rural no Brasil; envolvida em Projetos de Desenvolvimento Rural com foco no aspecto de saneamento no Brasil (principalmente Ceará e Pernambuco) e na Nicarágua para projeto de saneamento rural; além de vários estudos globais sobre o tema; Participação em Projetos de Investimento no Brasil nas áreas ambiental, de recursos hídricos, de desenvolvimento urbano e saneamento (exemplos: SABESP; Interaguas; PROÁGUA, PROGERIRH – Ceará, PGRH - Bahia, Programas Mananciais e Reagua – São Paulo; Brasília Sustentável; Projetos municipais: Santos, São Luis, Uberaba, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Uruguaiana, Santa Maria, Teresina, entre outros); e no Peru com saneamento urbano; Participação pontual em Empréstimos de Assistência Técnica no Brasil em Saneamento para população de baixa renda – PAT – PROSANEAR e Interaguas. 

 

Otaciana Ribeiro Alves

Mestre em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tecnóloga em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Foi gerente da Unidade Executora do Programa São José - USPSJ, obras de saneamento rural de 2007 a 2013. Atualmente é gerente de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE.

Helder dos Santos Cortez

Diretor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, é Químico Industrial pela Universidade Federal do Ceará – UFC, funcionário da Cagece há 39 anos. É especialista em Saneamento Rural, consolidou e replicou o modelo de gestão SISAR no Ceará, apresentou este trabalho para o Brasil, a América Latina, África e Ásia. É Coordenador adjunto da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES. No ano 2014, recebeu do Governo do Estado a Medalha de Mérito Funcional por trabalhos de ações de convivência com a Seca.  

Cícero Alves da Silva

Funcionário Público da Prefeitura Municipal de Crateús na área de educação desde 2007. Presidente da Associação Comunitária Rural de Realejo desde 2005 desenvolvendo vários programas sociais. É operador do Sistema de Abastecimento de Água – SAA de Realejo e Presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Parnaíba – Sisar BPA.

Marcondes Ribeiro Lima

Contador de formação, especializado em auditoria contábil, foi docente do Instituto Dom José. Diretor Presidente do Instituto SISAR, Consultor em gestão para saneamento rural, trabalhou por 18 anos na CAGECE, na Gerência de Saneamento Rural do órgão. Apoiador do SISAR no estado do Ceará, é um dos colaboradores e profundo conhecedor desse modelo de gestão criado pela Companhia de Àgua e Esgoto do Estado do Ceará. Tem disseminado as ideias e práticas desse modelo pelo Brasil e outros países, demonstrando a importância da gestão comunitária de distribuição de água, em busca da autosustentabilidade.

Mônica Bicalho

Engenheira Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Engenharia Sanitária. Na COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, dedicou-se por 34 anos ao saneamento de pequenas comunidades, tendo ocupado de 2006 a 2015 o cargo de coordenadora de Projetos Estratégicos de Programas de Saneamento Rural. Foi representante da empresa na Comissão de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (Municipal) e diversos Conselhos e Comitês do Estado de Minas Gerais, como o Comitê Gestor de Convivência com a Seca, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental desde 1974, foi Presidente da Seção Minas Gerais no biênio 2015/2017 e coordena a Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação desde 2008.

 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar.

O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis.  
Category Nature
Show more
Organized by
  • ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

    A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento

Do you want to broadcast live?
Make your own webinars

Try it free for 10 days
Please wait